previsão falha

PESQUISA X URNAS: Pesquisas apontavam que iria haver segundo turno pra governador na Paraíba

O cenário apresentado pelos institutos apuraram que na Paraíba haveria uma nova disputa para eleger o governador. 

Na reta final para as Eleições 2018 cinco institutos de pesquisa deram cenários do resultado nas urnas. Após o primeiro turno, algumas previsões se confirmaram e outras não.

O Polêmica Paraíba apurou que institutos chegaram mais perto do cenário final nas eleições desse ano. Um dos maiores questionamentos seria se a disputa para governador do estado chegaria no segundo turno. E com 58,18% dos votos, João Azevedo foi eleito no primeiro turno.

Mas não era esse o cenário apresentado pelos institutos, que apuraram que na Paraíba haveria uma nova disputa para eleger o governador.

As pesquisas analisadas foram as últimas de cada instituto. O Instituto Veritá teve como última pesquisa divulgada a do dia 29. O instituto chegou a registrar outra pesquisa prevista para ser divulgada às vésperas da eleição, mas abortou o plano.

O instituto Real Time Big Data com divulgação dia 03, onde 1.200 eleitores serão entrevistados.

O jornal Correio da Paraíba contratou nova pesquisa do Instituto Método para aferir intenções de votos e a divulgação foi feita dia 04.

O Sistema Paraíba de Comunicação contratou o Instituto Ibope e a divulgação 05 e ouviu  05, 812 eleitores.

A Pesquisa Opinião foi divulgada dia 06 e ouviu 1600 eleitores.

As cinco amostragem colocaram que João Azevedo liderava, mas que não tinha intenções de voto o suficiente para se eleger no primeiro turno. Nesse quesito, erraram.

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba