Operação bancária

Fez uma transferência errada pelo Pix? Saiba como proceder e se existe alguma maneira de cancelar a operação

Tão logo o Pix chegou para os brasileiros, se tornou uma das principais formas de transferências bancárias, principalmente entre bancos diferentes, além de pagamentos para estabelecimentos. Uma de suas vantagens é a praticidade e velocidade em que o dinheiro enviado entra na conta do destinatário. No entanto, existe a possibilidade de quem realizou a transferência ter errado o destino. Neste caso, existe a possibilidade de cancelar esse envio? Confira abaixo.

Como as transferências realizadas pelo Pix duram, no máximo, 10 segundos para acontecer, é impossível cancelar a operação. Quem fez a afirmação é o próprio Banco Central (BC). A única forma de “cancelar” o envio é, de fato, não enviando o dinheiro.

Por isso o Banco Central recomenda sempre revisar com cuidado todos os dados da conta a receber o dinheiro, para que não haja equívocos na transação. Mas se mesmo assim, a transferência foi feita para uma conta errada, o BC recomenda entrar em contato com o recebedor para que ele faça a devolução da quantia. Todas as instituições financeiras que usam Pix dão uma opção que permite reenviar o valor ao pagador sem nenhum custo.

A opção que permite devolver o valor, no entanto, é útil caso você conheça ou consiga falar com o dono da conta que recebeu a quantia. Se esse não for o caso, dificilmente o dinheiro será recuperado. O cliente pode tentar também entrar em contato com a instituição financeira, para verificar se é possível realizar alguma ação nesse sentindo, porém não há garantia de que terá o valor retornado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba