Paraíba

Estado tem mais de 1 milhão de endividados

Um estudo realizado pela Serasa Experien traçou o perfil dos endividados do país por gênero e descobriu que os homens estão mais em dívida do que as mulheres, somando 50,8% do total de brasileiros inadimplentes. Ainda de acordo com o levantamento, o segmento que mais gera dívidas é o de Bancos e Cartões. Por outro lado, as mulheres (49,2% dos endividados) se endividam mais com contas atrasadas de água, luz e gás.

No estado da Paraíba, a realidade é outra e as mulheres estão em pior situação dos que os homens, somando 53,4% das pessoas em dívida, enquanto os homens correspondem a 46,6% do total. Segundo o estudo, só no estado, 34,9% da população está em dívida, o que soma um total de mais de um milhão e trinta mil paraibanos.

Segundo especialistas, a brecha salarial entre homens e mulheres se reflete no tipo de dívidas contraídas por cada grupo. Financiamentos de imóveis e de carros normalmente são feitos por eles, já que a população masculina tem maior renda e acaba conseguindo melhores condições de créditos do que as mulheres.

Ainda segundo os especialistas, uma possível causa para o aumento no número de inadimplentes no estado é a alta do desemprego e a subida da inflação. A concentração de contas de valor alto nos primeiros meses do ano, como o IPTU e o IPVA, também interferem na gestão financeira e acabam prejudicando o orçamento. Essa situação de endividamento pode acabar afetando o crescimento econômico e está fazendo com que os poderes públicos invistam em políticas de combate ao endividamento.

Solução é renegociar

Para retomar o controle financeiro e limpar o nome para recuperar o crédito e poder usar os melhores serviços do mercado, é necessário renegociar as dívidas. Para ajudar os brasileiros inadimplentes, o Serasa Experian conta com um canal online totalmente grátis para que as pessoas em dívida possam renegociar com seus credores. O Serasa Limpa Nome oferece descontos de até 90% do total do valor, dependendo do credor, e tem mais de 16,5 milhões de dívidas negativas e 16,4 milhões de não negativadas disponíveis na plataforma.

Como começar a renegociar a sua dívida

Antes de decidir como quitar suas dívidas, é preciso entender quanto se está devendo. Nesta hora, nada melhor do que uma lista com toda as dívidas: cartão, cheque especial, empréstimos e financiamentos. Faça também um orçamento mensal da sua casa ou família para entender quanto você poderá pagar por mês. Com essa informação, negocie um desconto no valor total para pagar a dívida de maneira mais rápida. Tenha sempre um plano B para o caso de imprevistos. Hoje em dia, existem boas opções de empréstimos para negativados que podem ajudar no momento de emergência.

Antes de negociar com o seu credor, prepare uma série de perguntas que podem ser úteis na hora da negociação: qual será o desconto total? À vista esse desconto é maior? Em caso de parcelamento, quais seriam os juros? Você receberá uma carta de quitação quando pague a dívida?

Lembre-se que você não precisa decidir nada no momento e não haja por impulso. Peça uma proposta por escrito, leve-a para a casa e estude-a com calma.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba