planejando desde cedo

2020 terá 9 feriados prolongados; dicas para viajar muito e gastar menos

Oportunidades para viajar no ano que vem não vão faltar: em 2020, o brasileiro terá nove feriados nacionais emendados com o final de semana, às segundas ou sextas-feiras, ou com uma ponte, às terças ou quintas-feiras (confira as datas no final desta reportagem). É quase o dobro dos cinco feriadões do mesmo tipo em 2019.

Mas as brechas no calendário podem não ser suficientes se você não se planejar financeiramente. Veja abaixo cinco dicas para garantir que, em 2020, aquela viagem tão esperada saia do papel.

1. Antecedência deixa viagem mais barata

Decidir a viagem com antecedência permite planejar os detalhes com mais calma, fugir de imprevistos e gastar menos —principalmente se o roteiro depender de passagens aéreas.

Segundo Eduardo Fleury, líder de operações do buscador Kayak no Brasil, o ideal é comprar passagens aéreas nacionais cerca de um mês antes da partida, e de três a quatro meses antes se for uma viagem internacional. “Comprando com essa antecedência, os viajantes podem garantir uma economia entre 15% e 25%”, afirmou.

Se a decisão da viagem ficou para última hora, promoções tipo “saldão de viagens” de agências podem ser uma boa alternativa. “Estas promoções costumam oferecer preços atrativos e vantagens especiais, como isenção de multa em caso de cancelamento e franquia de bagagem gratuita”, disse Viviane Pio, gerente de Vendas da CVC.

2. Considere horários e transportes alternativos

Uma boa forma de economizar nas passagens aéreas, segundo Eduardo Fleury, é evitar horários em que elas são mais concorridas. “Ir em um sábado e voltar em uma segunda em vez de ir sexta e voltar num domingo, por exemplo, pode garantir uma boa economia.”

Para quem tem tempo e disponibilidade, optar por um voo com escalas também reduz o preço da passagem e cria a chance de conhecer mais um lugar. Algumas companhias aéreas oferecem o serviço de stopover, que permite ficar algum tempo na cidade de escala.

É bom ter em mente também que viajar de avião pode não ser a melhor opção para destinos próximos. O transporte por terra costuma ser mais barato e ter maior flexibilidade de horários.

Você pode optar por fazer uma viagem mais longa de ônibus durante a madrugada e economizar uma noite no destino. “As viagens rodoviárias costumam ser bem acolhedoras e divertidas”, afirmou a gerente de Vendas da CVC.

3. Adapte o destino ao bolso

Viajar sozinho torna tudo mais simples e barato. Em uma viagem em família, os gastos se multiplicam e a chance de imprevistos, também.

A recomendação de Viviane Pio, da CVC, é definir o destino da viagem de acordo com o orçamento disponível, optando pelo “destino que cabe no bolso” em vez do “destino dos sonhos”.

4. Considere (mais) viagens menores

Considerar viagens nacionais pode ser uma opção mais prática e econômica para os feriados de três ou quatro dias, segundo Eduardo Fleury. “Dessa forma, famílias podem dividir o orçamento em várias viagens menores ao invés de guardá-lo para uma única viagem maior no fim do ano.”

O executivo da Kayak afirmou que, com a alta do dólar, viajantes têm dado preferência para viagens pelo Brasil e pela América Latina, por serem opções mais em conta.

5. Não comprometa limite do cartão

Se for necessário parcelar a viagem, Viviane Pio recomenda que seja por boleto bancário. “Assim, o cartão de crédito fica livre para qualquer emergência durante a viagem, principalmente se o destino for no exterior.”

Para gastos durante a viagem ao exterior, ela sugere o uso de cartão pré-pago ou dinheiro. “Isso limita os gastos com antecedência”, diz.

Feriados prolongados em 2020:

  • 25 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo)
  • 10 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional apenas para a administração pública. Para os demais, só é feriado se for decretado por estados ou municípios)
  • 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
  • 1º de Maio (sexta-feira) – Dia do Trabalhador
  • 11 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7 de setembro (segunda-feira) – Dia da Independência
  • 12 de Outubro (segunda-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (segunda-feira) – Finados
  • 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal

Fonte: UOL
Créditos: UOL