As sanções impostas a Alexandre de Moraes pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impedem o ministro do Supremo Tribunal Federal de usar serviços estadounidenses, como as bandeiras de cartão Mastercard e Visa. Uma alternativa apontada seria usar cartões da marca Elo, cujo mote é “uma bandeira 100% brasileira”.
Mas essa opção tem um impasse nas letras pequenas e segundo a CNN Brasil, Moraes pode ter o pedido negado devido ao regulamento, que proíbe relação com pessoas sob sanções internacionais. A restrição é detalhada na página 177 do documento de 344 que estabelece as regras do banco.
“É vedado aos participantes estabelecer ou manter relação com qualquer cliente que seja ou venha a ser objeto de sanções econômicas ou financeiras ou embargos comerciais”, diz o texto. Com citações específicas a “embargos impostos, administrados ou executados de tempos em tempos pelo governo dos Estados Unidos da América (incluindo sanções ou embargos administrados pelo OFAC ou pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América)”.