O Banco Central anunciou nesta terça (30) que vai lançar uma ferramenta no Pix chamada “botão de contestação” a partir de amanhã (1º). A ideia é permitir que o usuário conteste transações em casos de fraude, golpes ou coerção. Isso significa que se alguém for vítima de um golpe e o dinheiro sair da sua conta, poderá tentar recuperá-lo de forma totalmente digital, sem precisar ir ao banco ou conversar com atendentes.
Atualmente, o problema é que, quando o usuário denuncia a fraude, muitas vezes o golpista já transferiu o dinheiro para outra conta, e a devolução se torna difícil. Com o botão, o banco do golpista será avisado imediatamente e poderá bloquear os recursos antes que sejam transferidos, inclusive de forma parcial.
Depois do bloqueio, os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Se confirmarem o golpe, o dinheiro é devolvido para a conta da vítima em até 11 dias.
O BC frisa que a ferramenta não serve para casos de arrependimento, erros de digitação ou desacordo comercial. Ela é específica para golpes e fraudes.