Turismo sustentável

SESI Museu Digital receberá exposição que narra a história industrial e a influência da cultura indígena no município de Rio Tinto

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Paraíba - A cidade de Rio Tinto, localizada no litoral norte da Paraíba, recebeu grande influência da cultura indígena e da indústria têxtil, um processo que moldou a identidade local e consolidou o turismo sustentável na região. É essa história que o público irá conhecer de forma interativa, virtual e também física, no acervo que compõe a Exposição “Encantos de Rio Tinto: Cultura, Indústria e Identidade”.

A abertura da exposição acontece na próxima sexta-feira, 26/09, às 10h, no SESI Museu Digital, localizado às margens do Açude Velho. Na ocasião, haverá uma apresentação do Toré, ritual cultural e religioso praticado por diversos povos indígenas do Nordeste brasileiro, que contará com as presenças do cacique e da pajé, do povo Potiguara, representando as tribos de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. Na ocasião haverá ainda exposição de artesanatos indígenas, onde o público terá a oportunidade de conhecer as técnicas ancestrais utilizadas pelos índios para criar objetos que refletem a identidade, crenças e conexão com o meio ambiente.

No local, o visitante terá a oportunidade de conhecer a história industrial têxtil no município, o SESI Rio Tinto como também a cultura indígena potiguara, enriquecendo o entendimento sobre as suas raízes e tradições num rico passeio pelas obras de arte do artista plástico potiguara, Marcus Paranã, proporcionando uma vivência cultural autêntica.

O horário de visitação será de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Para ter acesso ao museu, o visitante pagará uma taxa simbólica no valor de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Assessoria