Paraíba — A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou nesta segunda-feira (19), na França, um convênio com a Universidade de Poitiers. O acordo, segundo a instituição, permitirá o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores das duas universidades. A iniciativa faz parte de um esforço da UFPB para ampliar sua presença internacional e fortalecer redes de pesquisa.
O convênio foi assinado durante visita da reitora Terezinha Domiciano à França. A professora Lucilene Bandeira, do Departamento de Ciência da Informação, e o professor Walmir Rufino, presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB), acompanharam a reitora na viagem.
Além do intercâmbio acadêmico, as universidades discutem a possibilidade de oferecer bolsas para doutorandos da UFPB que participem do programa. A negociação ainda está em andamento, mas é vista com otimismo pela equipe paraibana.
Segundo Lucilene, que coordena o convênio na UFPB, a parceria com Poitiers surgiu por meio da rede do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE), da qual a UFPB faz parte desde 2022. Ela explica que diferente do acordo firmado anteriormente com a Universidade de Rennes — restrito aos departamentos de administração —, o novo convênio é um “acordo guarda-chuva” e inclui todas as áreas de ensino e pesquisa das duas instituições.
“São universidades de tamanhos semelhantes e com compromissos parecidos, especialmente em relação a questões sociais e ambientais. Isso facilitou a aproximação”, afirma Lucilene.
A reitora destacou, em publicação nas redes sociais, que o objetivo da parceria é “projetar a UFPB no cenário internacional, promovendo o encontro de saberes, culturas e experiências”.