Estão abertas, a partir desta segunda-feira (26/05), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Os candidatos têm até o dia 6 de junho para se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, no site oficial: enem.inep.gov.br/participante.
A taxa de inscrição é de R$ 85, e o pagamento poderá ser feito até o dia 11 de junho, por meio de boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções disponíveis no sistema.
Alunos da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025, bem como participantes cadastrados no CadÚnico, têm direito à isenção da taxa. Mesmo os candidatos isentos precisam se inscrever dentro do prazo.
As provas do Enem estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o país.
Locais de prova e aplicação
No entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, os exames serão aplicados nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da realização da COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Nesta edição, o Enem volta a servir como mecanismo de certificação do ensino médio para participantes com 18 anos ou mais. Para isso, é necessário indicar essa opção no momento da inscrição e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Durante o preenchimento do cadastro, o candidato deve fornecer seus dados pessoais, escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), responder ao questionário socioeconômico e, se for o caso, solicitar atendimento especializado ou uso de nome social.
O Enem é a principal porta de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil, sendo utilizado em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).