Concurso, Emprego e Enem

Inscrições para CNU dos professores começam nesta segunda (14)

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) começam nesta segunda-feira, 14 de julho, e seguem até o dia 25 de julho de 2025. A avaliação será aplicada em todo o Brasil no dia 26 de outubro e servirá como base para contratações de professores da educação básica em redes públicas estaduais e municipais. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio das redes sociais.

A PND é destinada a concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Enade e também a qualquer pessoa interessada em prestar concursos para o magistério público. A prova segue o mesmo modelo do Enade voltado para licenciaturas, que foi adotado pela primeira vez em 2024.

Embora a PND não seja um concurso público, os resultados poderão ser usados por estados e municípios para selecionar professores de forma direta ou complementar. Os participantes receberão um boletim individual com nota e nível de desempenho, que poderá ser apresentado em processos seletivos.

O valor da taxa de inscrição ainda será divulgado em edital específico pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O pagamento deverá ser feito entre 14 e 31 de julho. Quem pediu isenção da taxa entre os dias 30 de junho e 4 de julho poderá conferir o resultado dos recursos já nesta segunda-feira (14).

As redes públicas de ensino que quiserem usar os resultados da PND como critério de seleção tiveram até o dia 15 de junho para aderir formalmente ao programa. Já o prazo para envio de editais próprios de seleção se encerrou no último dia 25 de junho.

O gabarito e o padrão de resposta da parte discursiva da prova serão divulgados em 11 de novembro. O resultado final está previsto para 10 de dezembro.