inep

HOJE E AMANHÃ: Enem 2019 acontece para presos e participantes da reaplicação

Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e sob medida socioeducativa participam nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, do Enem 2019. Estima-se que 46.163 inscritos façam provas em 25 estados e no Distrito Federal.

O exame educacional será aplicado durante cinco horas. Confira a distribuição das provas:

  • 10/12: redação e 90 questões objetivas de linguagens e códigos e ciências humanas
  • 11/12:  90 questões de ciências da natureza e matemática

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem 2019, as unidades prisionais ou socioeducativas devem garantir espaço escolar para as provas, segurança e sigilo. Todos os trâmites estão a cargo do responsável pedagógico de cada unidade.

Ainda de acordo com o Inep, participantes que já concluíram o ensino médio poderão usar as notas para ingressar no ensino superior. Já quem ainda não o concluiu só poderá utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.

Reaplicação do Enem

Também fazem provas estudantes que foram prejudicados por problemas logísticos em algum dos dias da aplicação regular do Enem 2019, que ocorreu nos dias 3 e 10 de novembro. O participante fará as provas somente do dia em que foi afetado.

Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais, falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), estrutura imprópria do local de prova ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.

Que se considerou prejudicado e quis fazer nova prova teve que fazer a solicitação para a organização do Enem 2019. O resultado saiu no dia 26 de novembro.

Notas

O resultado do Enem PPL 2019 e de quem solicitou a reaplicação será divulgado junto com o do tradicional, provavelmente no final de janeiro de 2020. Os responsáveis pedagógicos deverão acessar as notas e repassá-las aos participantes.

Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020.

Fonte: BOL
Créditos: BOL