serviços capacita colaboradores

Ecos monitora atuação de colaboradores nas escolas e desenvolve ações preventivas e corretivas

Entre 2018 e 2019, mais de 1.300 notificações foram averiguadas pela prestadora de serviços

Presente na educação da Paraíba com cerca de 4 mil colaboradores, a Ecos (Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais) atua para que seu capital humano promova, de forma efetiva, o incremento da qualidade nas escolas da rede estadual de ensino. Para isso, a prestadora de serviços capacita colaboradores, monitora ocorrências adversas e desenvolve ações preventivas e corretivas nas 318 unidades escolares que contam com o suporte da entidade, por meio de gestão pactuada com a Secretaria de Educação. Entre setembro de 2017 e dezembro de 2019, mais de 1.300 notificações foram averiguadas pela entidade.

O trabalho é desenvolvido pela área de Gestão de Recursos Humanos da Ecos. “Nós recebemos os registros e, com base no que foi relatado, fazemos uma visita à unidade escolar para tentar sanar, de maneira rápida e eficaz, a problemática levantada. Inúmeros colaboradores já foram substituídos ou transferidos a partir do acompanhamento feito pela Ecos”, afirma Oselmar Neto, analista de RH.

Após todo o processo de averiguação feito pela Ouvidoria da Ecos, uma equipe do Programa de Educação Continuada é encaminhada à escola onde ocorreu o problema. “Isso faz parte do nosso programa de treinamento e desenvolvimento. Conforme o que foi investigado, nós escolhemos um tema específico, que geralmente é voltado para algo que ocorreu dentro da unidade, estudamos o que pode ser abordado e desenvolvemos uma atividade de educação corporativa”.

Oselmar Neto acrescenta que todos os colaboradores da Ecos são instruídos a executar seu trabalho com base em um conjunto de normas, procedimentos e processos bem estruturados. “Inclusive, logo que é contratado, todo colaborador da Ecos recebe nosso Manual de Normas e Compliance e toma conhecimento de seus direitos e deveres. Além disso, também fica ciente de que nosso objetivo principal é oferecer serviços de excelente qualidade com confiança, eficiência e eficácia”, ressalta Oselmar Neto.

A busca pelo serviço de excelência tem reflexos no dia a dia das unidades escolares que recebem suporte da prestadora de serviços. “Sempre que precisamos da Ecos, fomos muito bem assistidos. Só tenho elogios para a entidade, pois nunca deixou de atender a escola, nunca deixou a desejar. O atendimento é VIP mesmo”, declara a gestora Rosineide Carvalho, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Antônio Pessoa. “Sempre que eu precisei, eles estavam muito presentes. Houve ocasiões em que eu entrei em contato para resolver um problema e, no outro dia, o pessoal da Ecos já estava aqui, resolvendo a questão”, destaca.

REGISTRO DE OCORRÊNCIAS

De 2017 a 2019, o Departamento de Recurso Humanos da Ecos registrou 1.330 notificações para serem averiguadas.  Em 2018, por exemplo, houve abertura de 589 processos e 556 foram finalizados. No ano passado, a ouvidoria registrou 741 ocorrências e 732 tiveram um desfecho efetivo. O período de resolução da demanda varia de 48 horas a 72 horas.

Entre as ocorrências registradas pela Ecos para posterior investigação, há: problemas de relacionamento interpessoal, resistência a utilizar equipamentos de segurança, desvio de conduta de colaboradores (insubordinação, desvio de atividades, procrastinação no trabalho) e questões referentes à logística de funcionalidade. “Um exemplo: a escola conta com oito colaboradores da Ecos, mas eles estão mal distribuídos. Então, fazemos a distribuição adequada, visando a uma melhor eficiência na prestação de serviço”, explica o analista de RH da entidade.

Os registros podem ser feitos da seguinte forma: a unidade escolar entra em contato diretamente com o Departamento de Recursos Humanos da Ecos por telefone ou e-mail; ou os supervisores da prestadora de serviços visitam a escola e lá mesmo são informados sobre a ocorrência, apresentando o relatório no RH. Além disso, qualquer pessoa da comunidade também pode comunicar supostos desvios de conduta de colaboradores da Ecos por meio de endereço eletrônico (rh@ecospb.com.br) ou telefone (3035-9787). Denúncias de funcionários da entidade em relação ao comportamento de gestores escolares também podem ser feitas e o contrário também se aplica, quando um diretor de escola identifica, por exemplo, que o colaborador de apoio da Ecos não está exercendo sua função a contento.

SAIBA MAIS –  A Ecos – Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica. A instituição foi criada em 1997 a partir da união de profissionais de diversos segmentos da sociedade. Desde 2017, a Ecos desenvolve importantes ações na rede estadual de ensino da Paraíba por meio de gestão pactuada, contribuindo para o aperfeiçoamento da estrutura escolar e pedagógica das 318 unidades assistidas (inclusive em aldeias indígenas), localizadas no Litoral, Agreste e Sertão.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba