em alta

Curso de Enfermagem está em alta: Conheça detalhes sobre o curso e a profissão

Com avanço feroz da pandemia causada pelo novo coronavírus, os profissionais da área da saúde têm ganhado maior atenção da população, entre elas, a enfermagem tem se destacado por seu papel chave no enfrentamento do novo coronavírus.

Fonte: Freepik
Fonte: Freepik

Com avanço feroz da pandemia causada pelo novo coronavírus, os profissionais da área da saúde têm ganhado maior atenção da população, entre elas, a enfermagem tem se destacado por seu papel chave no enfrentamento do novo coronavírus.

Atuando diretamente na linha de frente de combate e prevenção do covid-19, esses verdadeiros heróis têm se arriscado diariamente para atender as vítimas desse vírus fatal. Com longas jornadas e um desejo sobre-humano de vencer essa doença e salvar vidas, os profissionais de enfermagem conquistaram a admiração e respeito do povo brasileiro.

Essa valorização da população pode ser observada, não apenas pelas manifestações públicas de apoio a esses profissionais, mas também pelo crescimento na procura por cursos técnicos e de graduação na área.

Um dos cursos mais bem cotados na área da saúde, registou já no primeiro semestre de 2021 um aumento de 130% no número de matrículas, comparado com o mesmo período em 2020. O apoio e o interesse de jovens pela ciência, sem dúvida, tem sido alimentado pelo exemplo e atuação desses profissionais.

Qual papel do enfermeiro?

Uma das maiores categorias da área da saúde, o papel do enfermeiro vai além da administração de medicamentos e realização de curativos. Essencial dentro das rotinas hospitalares, esse profissional atua diretamente na gestão de cuidados da saúde e coordenação de unidades hospitalares.

Entre suas funções exercidas pela enfermagem, está o acompanhamento de pacientes, assistência médica em procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos, aplicação de tratamentos, na coleta de exames, prestação de primeiros socorros a pacientes acidentados ou em crise, assistência e apoio a familiares, entre outras.

A importância da histologia dentro da enfermagem

Por sua natureza humanística, a enfermagem tem um papel fundamental no trabalho de diagnóstico de doenças. Relacionada diretamente com as áreas de medicina e biomedicina, como a histologia, esse profissional possui o conhecimento técnico-científico necessário para identificar e realizar as causas e a evolução de diversas doenças durante a realização de processos de triagem e o acompanhamento do quadro clínico dos pacientes.

Isso porque, essa ciência fornece ao profissional as bases necessárias para identificação de diferentes patologias, assim como, a compreensão das funções e estruturas de cada órgão. Dentro das linhas de frente desta pandemia, esses conhecimentos técnicos necessários têm se mostrado essenciais para garantir a recuperação das vítimas de Covid-19.

Por sua natureza violenta, o novo coronavírus pegou muitos profissionais de surpresa, sua rapidez de contágio e seus efeitos debilitantes sobre o corpo humano, representaram um desafio complexo para os profissionais de enfermagem, tornando imprescindível a capacitação e busca pela formação continuada. Neste cenário, os cursos de histologia têm se destacado por sua importância dentro da área, uma vez que fortifica a compreensão deste profissional sobre as bases e causa de processos patológicos, possibilitando o acompanhamento mais eficiente da evolução do quadro clínico dos pacientes das áreas de Covid-19.

Cursos e áreas de atuação da enfermagem

Dividida em três áreas de atuação: Saúde coletiva, saúde da criança e do adolescente, saúde do Idoso, saúde do adulto e urgências e emergências; Gestão, e Ensino e  Pesquisa. a enfermagem oferece a possibilidade de trabalhar tanto em ambientes tradicionais, como hospitais e clínicas, quanto em instituições médico-legais e em sistemas carcerários, na investigação de crimes e na assistência de vítimas.

Entre as principais atividades realizadas pelo profissional de enfermagem, estão a promoção de cuidados de saúde, assistência a pacientes e familiares, auxílio a médicos, gestão e coordenação de equipes de trabalho, preparação e administração de medicações etc.

Para ingressar nesse mercado, é preciso ter formação adequada em uma de suas três categorias fundamentais: auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem e enfermeiro, cada qual com suas características e competências específicas, que exigem do profissional uma postura ética, empática e humanizada.

Fonte: Polemica Paraíba
Créditos: Polemica Paraíba