Coluna

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS: Avenida João Maurício (quem foi ele?) - Por Sérgio Botelho

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS: Avenida João Maurício (quem foi ele?) - Por Sérgio Botelho

São quatro as vias urbanas de beira-mar (considerando as que, em toda a sua extensão, somente têm a areia da praia entre elas e o mar) na orla urbanizada da cidade de João Pessoa: a avenida Cabo Branco (da ponta do Cabo Branco até a avenida Epitácio Pessoa), a avenida Tamandaré (entre as avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro), a avenida Arthur Monteiro de Paiva (que deriva da Avenida Presidente Afonso Pena, no Bessa) e a avenida João Maurício (entre as avenidas Ruy Carneiro e Governador Flávio Ribeiro Coutinho ou Retão de Manaíra). Hoje nos ocupamos da João Maurício, que marca toda a extensão de beira-mar do bairro de Manaíra, um dos mais imponentes da orla da cidade de João Pessoa. Quem foi o homenageado, que chegou a ser cotado para nomear toda a extensão compreendida entre o Cabo Branco e os limites do Bessa?

Nascido em Santa Luzia, no ano de 1896, o engenheiro agrônomo João Maurício de Medeiros foi prefeito de João Pessoa entre os anos de 1926 e 1928, nomeado para o cargo pelo então presidente do estado, o catoleense João Suassuna (que, enquanto governava o estado, viu nascer o seu filho Ariano Suassuna, em 1927). Aconteceu no governo Suassuna a parte final do projeto do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, justamente voltado para o saneamento da capital paraibana.

Parceiro de Suassuna, o prefeito João Maurício dirigiu boa parte de suas ações para o saneamento de Tambaú, trabalho impulsionado pela abertura da Avenida Epitácio Pessoa, durante o governo de Camilo de Holanda (1916-1920). Na época, Tambaú possuía fortes características rurais. Havia em sua extensão fazendas de gado e uma importante colônia de pescadores que, junto com a da Penha, compunham o principal setor de pesca marítima, em João Pessoa.

No exercício da prefeitura, João Maurício foi responsável, ainda, pela construção da ponte sobre o rio Jaguaribe, na antiga Estrada dos Macacos, atual Pedro II, melhorando o caminho para a Praia da Penha. Segundo informa o site do Ministério da Agricultura e Pecuária, do governo federal, o paraibano foi titular da Agricultura brasileira, no governo Getúlio Vargas, no período de 16 de setembro a 10 de outubro de 1942, e novamente entre 29 de maio e 17 de julho de 1944. Segundo a mesma fonte, ele faleceu em 1944, no Rio de Janeiro, para onde havia se mudado com a família.