Paraíba - As duas principais universidades federais da Paraíba registraram queda no prestigiado ranking global do Center for World University Rankings (CWUR), divulgado nesta segunda-feira (2). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) caiu 40 posições em relação ao ano anterior, passando do 1.227º lugar em 2024 para o 1.267º em 2025. Já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desceu oito colocações, ocupando agora o 1.930º lugar.
O ranking avalia mais de 21 mil instituições de ensino superior em todo o mundo, com base em quatro critérios principais: qualidade da educação, empregabilidade dos ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho em pesquisa científica.
Cenário das Universidades paraibanas
Entre os fatores que explicam o recuo das universidades paraibanas, estão a queda nos investimentos públicos e a diminuição da produção científica. A situação reflete um cenário mais amplo no país: das 53 instituições brasileiras presentes entre as 2 mil melhores do mundo, 46 perderam posições em relação ao ano passado.
“O desempenho das universidades brasileiras continua a preocupar. Os cortes de recursos e a redução na produção científica comprometem o avanço e a reputação das instituições no cenário internacional”, destacou Nadim Mahassen, presidente do CWUR.
Apesar do panorama adverso, algumas universidades brasileiras conseguiram melhorar sua colocação. É o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que subiu do 401º para o 331º lugar; da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que avançou uma posição (de 370º para 369º); e da Universidade de Brasília (UnB), que subiu três degraus, saindo do 836º para o 833º lugar.
Impacto e necessidades
Os resultados acendem um alerta para a necessidade de políticas públicas que incentivem a pesquisa e valorizem o ensino superior, especialmente nas regiões onde a educação pública representa a principal via de acesso ao conhecimento e à inovação.