Nesta quarta-feira (01), o Espaço Cultural Estação das Artes foi palco da emocionante abertura da Semana do Município, em comemoração aos 144 anos de Emancipação Política de São João do Rio do Peixe.
A solenidade contou com o tradicional hasteamento do Pavilhão Nacional, a belíssima apresentação da Banda de Música 1º de Maio e os discursos das autoridades presentes, marcando o início de uma programação especial em homenagem à história e ao povo sanjoanense.
Dentro da programação, destaca-se o evento cultural deste próximo dia 03 de outubro (sexta-feira vindoura), que contará com o lançamento do livro “Nos trilhos da memória: 100 anos da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe”.
Na mesma ocasião, será realizada a aposição de uma placa na casa nº 67 da Rua Líbio Brasileiro, em homenagem ao local de nascimento do escritor, historiador e imortal da Academia Paraibana de Letras (APL), Francisco de Sales Gaudêncio.
A atividade é uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe e da APL.
A solenidade contará com expressiva representação da Academia Paraibana de Letras, por meio dos acadêmicos Damião Ramos Cavalcanti (ex-presidente da instituição), Hidelberto Barbosa, Flávio Tavares, Helder Moura e Rui Leitão, além do próprio homenageado (Sales Gaudêncio).
Na oportunidade, o acadêmico e artista plástico Flávio Tavares fará a doação ao município de uma tela intitulada “Alegoria à cidade de São João do Rio do Peixe”.
Fonte: Giovanni Meirelles
Créditos: Polêmica Paraíba