Paraíba - Com o objetivo de incentivar a doação de órgãos e tecidos na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes, realizou, nesta quarta-feira (17), em João Pessoa, a abertura oficial da Campanha Setembro Verde. Este ano o tema escolhido foi “Viva a família doadora”. Durante o evento, também foi anunciada a realização do II Congresso Nordeste Transplantes, que vai acontecer de 25 a 28 de março na Capital.
A secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, destacou os avanços conquistados pela central e o apoio da gestão à causa. “Destaco aqui a nossa luta e vontade de estar junto enquanto decisão de governo, porque foi uma construção que veio lá de 2019, do governador João Azevêdo, do vice-governador Lucas, com uma série de ações. Então essa história vem se consolidando cada vez mais, e hoje nós estamos aqui num dia de celebração de todos os avanços, e que a gente consiga compartilhar com toda a sociedade da paraíba que dizer o “sim” é sinal de esperança,” enfatizou.
Avanços e homenagens na campanha Setembro Verde
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, evidenciou a generosidade das famílias doadoras. “Nesse dia eu estou muito feliz por todo o caminho que a Central de Transplantes vem traçando aqui no Estado da Paraíba. E nada mais do que justo homenagear as famílias doadoras, porque nada disso seria possível se não fosse a autorização familiar. Também quero reconhecer todo o trabalho da equipe da Central Estadual de Transplantes, porque a partir dessa equipe que as famílias têm a possibilidade de optar ou não pela doação de órgãos e tecidos, e essa equipe conhece de perto toda a dor e dificuldades do processo,” disse.