
Paraíba e Patos - Na manhã desta quarta-feira (15), o CRAS Manoel Gomes, localizado no bairro Belo Horizonte, em Patos, realizou um encontro com gestantes assistidas pela unidade. A ação abordou a importância dos cuidados com a saúde mental durante a gravidez e trouxe também orientações sobre o Maio Laranja, campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A psicóloga Raelma Kesia conduziu o momento sobre saúde mental, destacando os principais desafios enfrentados pelas gestantes.
Em seguida, outro profissional da equipe tratou sobre o Maio Laranja, reforçando a importância da prevenção e da informação. A coordenadora do CRAS Manoel Gomes, Francisca Nunes, destacou o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Social em oferecer apoio integral às gestantes.
“A gestação é um período de fragilidade, de mudanças hormonais. E a secretaria, através da secretária Helena Wanderley, tem buscado garantir esse cuidado com ações periódicas, tanto aqui no Belo Horizonte quanto no distrito de Santa Gertrudes, que também é atendido pelo nosso CRAS com unidade remota”, afirmou.
Ela reforçou ainda que os encontros mensais com as gestantes contam com o apoio de técnicos de referência, abordando temas relevantes e garantindo suporte durante toda a gestação.
“Além das orientações, as gestantes recebem acompanhamento, o kit natalidade, ajuda de custo quando necessário. É um cuidado que faz parte das ações do Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI”, completou.
A gestante Francisca Laianne, que participa do acompanhamento no CRAS, falou sobre a importância do encontro. “A gestação mexe muito com o nosso psicológico, nos deixa ansiosas. E esse tipo de ação nos orienta, tira dúvidas e mostra a quem podemos recorrer. Estou sendo acompanhada até em casa, e isso é muito importante para nós gestantes.”
A iniciativa integra as ações do Programa PAI, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos, e reforça o compromisso do município com a saúde e o bem-estar das famílias desde os primeiros estágios da vida.
Secom