São Bento - A cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, sediou na manhã dessa segunda-feira (28), a Primeira Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres.
O evento aconteceu na ECIT de São Bento e foi organizado pelos os Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres de São Bento e Pombal.
Além da cidade-sede, a conferência contou com mais sete municípios participantes: Pombal, Paulista, Lagoa, São Domingos, São José do Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz e Riacho dos Cavalos.
A Gestora de Políticas Públicas para as Mulheres do município de São Bento, a Dr.ª Ila Muniz, vê a 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres como um marco histórico para o fortalecimento da democracia, igualdade de gênero e ampliação dos direitos das mulheres, pois se deu entre 08 municípios integrantes das 8ª e 13ª regiões do Estado da Paraíba, trazendo como tema este ano de 2025: Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquista para Todas.
Ila complementa, ainda, que a conferência se deu entre os órgãos de promoção de políticas públicas voltadas à defesa das mulheres mais a sociedade civil organizada, uma vez que estas puderam dialogar, escolher as propostas e delegadas, conforme a realidade territorial, a diversidade, e enviar a voz feminina até a Conferência Estadual, que vai ocorrer nos dias 01 e 02 de agosto em João Pessoa, seguida da 5ª Conferência Nacional, a qual será realizada no mês de setembro em Brasília.
O prefeito de São Bento, Gerfeson Carnaúba, destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município e em toda a região:
“É uma honra para São Bento sediar uma conferência desse porte, reunindo vozes de diferentes cidades em prol de uma pauta tão urgente e necessária. Nosso compromisso é continuar promovendo espaços de diálogo, respeito e construção coletiva para que as mulheres tenham seus direitos garantidos e ampliados”, afirmou o gestor.
ASCOM