
A Secretaria de Saúde de Santa Rita promoveu nesta segunda-feira (28) uma importante capacitação voltada aos profissionais da saúde bucal da rede pública municipal. A formação, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares da Paraíba, abordou temas relacionados a urgência, emergência e primeiros socorros, com foco na realidade dos atendimentos odontológicos.
O treinamento contou com a participação de cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal do município. Dividida em duas turmas, a capacitação ofereceu aulas teóricas e práticas sobre situações como convulsão, engasgo, parada cardiorrespiratória, avaliação de sinais vitais, entre outros protocolos essenciais para o atendimento seguro em consultórios e unidades de saúde.
Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Gessica Santos, a iniciativa teve como objetivo aprimorar a capacidade técnica dos profissionais.
“Hoje estamos realizando uma capacitação com os profissionais da Saúde Bucal com o tema de urgência e emergência. Essa capacitação está sendo realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Saúde”, destacou.
Na preparação do evento, representantes da Coordenação de Odontologia estiveram no quartel do Corpo de Bombeiros Militares na última quarta-feira (23) para alinhar o cronograma e garantir uma abordagem adaptada às demandas do serviço público odontológico.
O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Alves, também ressaltou a importância do treinamento.
“Quanto mais a gente puder se capacitar, melhor. O Corpo de Bombeiros faz questão de ministrar esses treinamentos, pois um cidadão capacitado contribui diretamente para melhorar a qualidade do serviço prestado à sociedade”, afirmou.
Para o secretário de Saúde de Santa Rita, Luciano Alvino, investir na qualificação dos profissionais é uma estratégia essencial para fortalecer o sistema municipal.
“Essa capacitação reafirma o compromisso da nossa gestão, do prefeito Jackson Alvino com a valorização dos profissionais e a segurança da população. Queremos garantir que os atendimentos em saúde bucal sejam cada vez mais resolutivos e humanizados”, pontuou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba