
Com o incentivo da prefeitura e Governo do Estado, a cidade de João Pessoa, ao contar com uma infraestrutura favorável, acabou se tornando um polo de atividades físicas. Por meio de políticas sociais direcionadas ao tema e do crescimento do turismo nos últimos anos, a capital paraibana é considerada, hoje, uma referência nacional.
João Pessoa como polo de atividades físicas
Projetos públicos de atividades físicas
- João Pessoa Vida Saudável
Acima de tudo, iniciado em 2018, o projeto intitulado de “João Pessoa Vida Saudável”, tem como principal objetivo, proporcionar, atividades físicas para a população local. Estas, por sua vez, contam com a supervisão de profissionais da área em praças, escolas e unidades de saúde.
Ao todo, são 38 polos espalhados pela capital, atendendo, no processo, mais de 5.000 pessoas. Dentre os exercícios praticados, estão musculação, yoga, dança, alongamento e natação no mar.
- Circuito das Praças
Integrando parte do João Pessoa Vida Sustentável, o Circuito das Praças atende, em sua maioria, pessoas entre 13 e 82 anos, com horários flexíveis. Assim, facilitando a participação dos cidadãos nas comunidades.
- Academias de Saúde
Estando presentes nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, estas academias públicas tem a disposição espaços multiusos. Além disso, equipamentos fixos para exercícios individuais e coletivos se fazem presentes.
Por outro lado, profissionais da saúde, a exemplo de nutricionistas e fisioterapeutas estão de prontidão para auxiliar a população em suas necessidades.
Para a profissional de Educação Física, Rany, é possível notar o aumento da assiduidade por parte da população em exercícios físicos.
“Podemos perceber mais assiduidade das pessoas devido ao importante acompanhamento do profissional de educação física que está ali prescrever as atividades e orientar na execução das mesmas.”, disse.
Diante disso, ela complementa, afirmando que a execução de programas públicos pode impactar diretamente na rotina dos pessoenses.
“Passamos observar que os programas públicos e particulares influenciam diretamente na rotina da nossa população para a promoção da saúde, dar benefícios práticos, orientar sobre a importância da prática religar de atividade física, manter uma rotina saudável, combater patologias silenciosas e etc.”, finaliza.
Eventos esportivos de grande escala
- Oxê Triatlo
Ocorrendo em várias cidades da região Nordeste, incluindo João Pessoa, a realização do evento em 2025 será na Praia de Cabo Branco. A princípio, a iniciativa proporciona distâncias Olímpica, Sprint e Mini Sprint, tornando acessível aos mais diversos perfis de atletas para atividades físicas.
- Maratona de João Pessoa
Organizada anualmente, a Maratona de João Pessoa coordena 42,195 km, 21,097 km, 10 km e 5 km, o que acaba reunindo corredores de outras regiões do Brasil e do mundo. Dessa forma , consolidou-se como um dos principais eventos esportivos do Nordeste nos últimos anos.7
Espaços públicos para atividades físicas
- Parque Solón de Lucena
Popularmente conhecido como Parque da Lagoa, o local conta com uma infraestrutura ideal para atividades físicas diversas, como caminhada, corrida e ciclismo. Ademais, chama a atenção dos turistas por se tratar de um dos cartões postais da cidade.
- Vila Olímpica Parahyba
Sendo um dos centros esportivos mais completos do Nordeste, a Vila Olímpica Parahyba, localizada no bairro dos Estados, serve, principalmente, para treinamento de atletas. Mas também, é utilizada para lazer pela população em geral e prática de modalidades esportivas e atividades físicas.