Bayeux - A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (26), a edição do projeto Empodera, iniciativa que tem percorrido municípios da Paraíba com o objetivo de fortalecer a cidadania, incentivar a participação popular no controle social e estimular a ética pública e o combate à corrupção.
O projeto é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério Público Federal, Ministério Público da Paraíba, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e a Controladoria-Geral da União (CGU) e a a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PB). A proposta é capacitar a sociedade civil, oferecendo conhecimento e ferramentas para que cada cidadão atue como protagonista na defesa da transparência e do uso correto dos recursos públicos.
Durante a abertura do evento, o presidente da Câmara de Bayeux, vereador Adriano Martins, destacou a importância da iniciativa para aproximar a população e os agentes políticos dos órgãos de controle. “É um momento novo para todos nós. Essa parceria com instituições como o Ministério Público Estadual e Federal, a CGU e o TCE permite que vereadores, assessores e servidores tenham mais conhecimento e evitem erros na gestão pública. Estamos felizes em poder receber essa capacitação em nossa Casa”, afirmou.
A secretária de Controle, Transparência e Gestão do município, Ana Macena, também ressaltou a relevância do curso. “O controle social é peça-chave para o fortalecimento da democracia. Mais do que fiscalizar, trata-se de a sociedade se reconhecer como parte da gestão pública, acompanhando como os recursos são aplicados e cobrando eficiência e resultados”, disse.
Representando o Ministério Público da Paraíba, o promotor de Justiça Carlos Davi Lopes explicou que o Empodera foi pensado para alcançar todas as cidades da região metropolitana de João Pessoa. “Inicialmente, cogitamos centralizar as atividades apenas na capital, mas entendemos que seria injusto. Por isso, levamos o projeto para Cabedelo, Conde, Santa Rita e, agora, finalizamos em Bayeux. É uma alegria ver este plenário cheio e perceber o interesse da população”, declarou.
Projeto Empodera: Fortalecendo a Cidadania
Segundo o promotor, a iniciativa também tem como propósito despertar nos cidadãos a consciência de que a transformação social depende da participação coletiva. “Muitas vezes somos rápidos em criticar, mas quando surge a oportunidade de assumir uma responsabilidade, poucos se apresentam. O Empodera vem para mostrar que cada um pode ser agente dessa mudança”, reforçou.
O evento contou ainda com a presença de representantes da CGU, do TCE-PB, de lideranças locais, servidores públicos, de secretários da gestão municipal e da comunidade.
Assessoria