Paraíba - O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste (BNB) recebeu o reconhecimento da organização República.org pelas ações do Plano de Ação Territorial (PAT) industrial do Vale do Piranhas, no Alto Sertão paraibano. A entidade destaca a promoção do desenvolvimento social com o fomento da cadeia produtiva da indústria e as ações de capacitação profissional para absorção no mercado.
O PAT industrial do Vale do Piranhas realiza, desde 2023, eventos de incentivo à difusão de novas tecnologias e ao fortalecimento do associativismo para empreendedores que desenvolvem atividades em diversos segmentos industriais, com a participação de integrantes do Comitê Gestor Territorial do Polo Industrial de Sousa (PB) do Vale do Piranhas.
A República.org é uma organização da sociedade civil que atua para transformar a cultura de gestão de pessoas no serviço público no Brasil. A entidade tem como bases a filantropia apartidária, não corporativa e antirracista, e busca reconhecer e valorizar a essência dos bons governos, por meio do reconhecimento dos agentes públicos.
O agente de desenvolvimento que conduz o Prodeter industrial do Vale do Piranhas, José Cunha, ressalta o alcance do PAT com a participação de entidades que promovem a economia na região. “Esse reconhecimento revela que, mesmo no cenário do semiárido, é possível encontrar fontes de geração de emprego e renda, com inclusão social, como é o caso do que vem ocorrendo no Vale do Piranhas, na região de Sousa”, observa.
Em 2025, o Prodeter vem atuando na Paraíba de forma diversificada e que envolve setores da economia como agropecuária, indústria, confecções, até mesmo a mobilização do setor de cultura, de economia circular e solidária, e de economia criativa em inovação.
Assessoria