
O prefeito do município de Gurinhém, Tarcísio Saulo (PSB), recebeu nessa quarta-feira (14), em seu gabinete, alguns representantes da comunidade quilombola do Matão, que pertence ao município de Mogeiro. Estiveram presentes, Rizomar, João Batista, Marcos e Alice, que são moradores da comunidade.
“Queremos ouvir cada vez mais a voz do povo do Matão sobre a qual município eles querem pertencer, se ao município de Mogeiro ou ao município de Gurinhém. O nosso município continuará dando o seu total apoio e assistência. Estaremos sempre ao lado da comunidade. Juntos, estamos trabalhando para que o Matão continue sendo essa comunidade forte e unida que tanto prezamos”. Afirmou o prefeito Tarcísio.
Segundo o prefeito, as comunidades do Matão e Manipeba geograficamente pertencem ao município de Mogeiro. Porém, ficam afastadas do município e também são muito pouco assistidas. Diante do abandono, as famílias recorrem ao município de Gurinhém, e são atendidas pelo município na área da saúde, educação e até mesmo na infraestrutura.
Diante disso, existe um processo judicial para que essas duas comunidades deixem de pertencerem ao município de Mogeiro, e passem a pertencerem ao município de Gurinhém, o qual dá a assistência necessária aos moradores.
De acordo com informações de Marcos, representante da comunidade Matão, cerca de 85% dos moradores das comunidades do Matão e Manipeba, já votam no município que lhes dá assistência que é Gurinhém.
“Tanto a comunidade do Matão quanto a comunidade de Manipeba, estão abandonadas pelo município de Mogeiro há mais de 30 anos. Sempre essas comunidades foram assistidas pelo município de Gurinhém. Principalmente agora nessa administração do prefeito Tarcísio”, afirmou Marcos.