Cabedelo e Paraíba - O prefeito de Cabedelo, André Coutinho, realizou, na manhã desta sexta-feira (15), uma visita e inspeção in loco aos principais pontos de alagamento da cidade. Na ocasião, ele estava acompanhando de perto os impactos das fortes chuvas que atingem o município desde a noite de ontem.
Mais cedo, o gestor esteve na sala de monitoramento das Secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana, localizando os pontos mais atingidos. Além disso, estava junto às equipes da Defesa Civil e Seinfra, ações nos locais, buscando a segurança de toda a população.
Mesmo com um trabalho preventivo intenso realizado ao longo do ano — incluindo ações de limpeza, uso de tecnologias modernas para desobstrução de galerias e monitoramento constante —, a condição geográfica de Cabedelo, localizada ao nível do mar e com influência direta da maré alta, torna inevitáveis alguns transtornos em situações de chuvas tão intensas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cabedelo está em alerta vermelho e foi a cidade mais atingida. O Levantamento teve por base as precipitações na Região Metropolitana, onde houve o registro de 170mm nas últimas 12h.
As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e demais órgãos municipais estão nas ruas desde as primeiras horas, atuando para minimizar os impactos e garantir a segurança da população.
O prefeito reforçou a importância de a população acionar imediatamente a Defesa Civil para qualquer ocorrência, pelos números 199 ou 193.
“Estamos trabalhando de forma rápida e integrada para dar resposta imediata a quem mais precisa. A Defesa Civil e nossas equipes seguem de prontidão em todos os bairros para prestar apoio e resolver as situações causadas pela chuva”, disse
Mesmo com a intensa e constante chuva, a cidade não registrou nenhuma ocorrência grave.