Reconhecimento

Pela 4ª vez, Porto de Cabedelo é destaque no prêmio Portos + Brasil

Pela 4ª vez, Porto de Cabedelo é destaque no prêmio Portos + Brasil

Paraíba - O Porto de Cabedelo conquistou, na última quarta-feira (20), em Brasília, mais um importante reconhecimento nacional ao ser premiado pela 4ª vez no Prêmio Portos + Brasil. A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) alcançou o 2º lugar na categoria “Avanço IGAP”, que avalia os portos que mais evoluíram no Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP) em relação ao ano anterior.

O IGAP é um índice criado pelo Governo Federal que mede a qualidade da gestão das Autoridades Portuárias a partir de 15 indicadores multicritérios, entre eles: eficiência operacional e administrativa, execução orçamentária, desempenho ambiental, regularidade fiscal e trabalhista, além de transparência e governança. A avaliação é anual e tem como objetivo estimular a modernização e a melhoria contínua da gestão portuária no Brasil.

Reconhecimento e Celebração no Porto de Cabedelo

O presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa, comemorou a conquista. “É uma alegria renovada receber este prêmio, o terceiro consecutivo em pouco mais de dois anos à frente da Companhia Docas da Paraíba. Esse resultado é fruto do trabalho incansável de toda a nossa equipe, do apoio do Governo do Estado e da confiança de todos que acreditam no Porto de Cabedelo como vetor de desenvolvimento e oportunidades para a Paraíba”.

Esta é a quarta vez que o Porto de Cabedelo é premiado no Prêmio Portos + Brasil. Em anos anteriores, foi reconhecido em igualdade de gênero, execução de investimentos e variação do indicador EBITDA (sigla em inglês para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization).

O Setor Portuário Brasileiro e o Prêmio Portos + Brasil

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ressaltou que o setor portuário brasileiro vive o melhor momento da sua história, com recordes de movimentação e avanços nas concessões. Ele destacou a importância de fortalecer os ramais logísticos (portos, aeroportos, rodovias e, sobretudo, hidrovias) e afirmou que a parceria entre o setor público e o setor privado é fundamental para o desenvolvimento do País.

Instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, o Prêmio Portos + Brasil tem como objetivo valorizar os avanços do setor, estimular a modernização e contribuir para a criação de um banco de dados histórico sobre a gestão portuária no Brasil.