Desenvolvimento

Agricultoras e agricultores participam de minicurso de enxertia em frutíferas promovido em parceria com a Prefeitura e o PET da UFCG

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Patos - A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) da UFCG, realizou, nesta sexta-feira, dia 12, no Sítio Mocambo de Cima, o minicurso de enxertia em frutíferas, uma técnica milenar para propagar espécies frutíferas de qualidade, sendo empregada com facilidade e produzindo com precocidade.

O minicurso foi ministrado pelo agrônomo do PET, Eduardo Rabay, tendo a professora da UFCG, Maria do Carmo Learth como coordenadora do Programa.

“É um curso que vai trazer possibilidades para os agricultores deles terem uma renda da produção mais precoce das frutíferas. Com esse curso de enxertia a gente consegue reduzir o período de produção, além de poder escolher indivíduos que são superiores ou que são os melhores, como fruto com mais doce, mais polpa, com menos semente. A gente faz essa seleção e a partir dela a gente produz um pomar de frutíferas só com indivíduos de frutos doce…”, explicou a professora Maria do Carmo Learth.

O secretário de agricultura do município, Willami Lucena, destacou a parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) da UFCG para levar conhecimento ao homem do campo que tem a oportunidade de produzir com antecedência. “Se a gente imaginar a plantação de umbu com dez anos, com a técnica ela pode ser produzida com dois anos”.

Seu Bezinho é do Sítio Fechado, no distrito de Santa Gertrudes, e contou sua experiência com plantação de 400 pés de coco, sem enxertia e sem água, o que acabou decepcionando ele.

Depois, com a plantação de umbu sob orientação da técnica de enxertia, ele produziu 34 pés de umbu que resultaram em 3.000kg da fruta que, segundo ele, deu 1.500kg de polpa. Com a venda da polpa ele faturou R$ 15 mil reais.

“Tem muita importância esse curso por conta da precocidade porque em vez de dez anos, ele fica em dois anos”, relatou Seu Bezinho.

Secom- Prefeitura de Patos