Projetos

Patos lança Projeto Guardas Ambientais Mirins para formar jovens defensores do meio ambiente

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Patos - A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) apresentou, na tarde desta quinta-feira (14), o Projeto Guardas Ambientais Mirins no CIEP IV Alfredo Lustosa e Aggeu de Castro, no bairro Alto da Tubiba, da rede municipal de ensino de Patos. A iniciativa, que está sendo implantada nas escolas do município, busca ampliar as ações de educação ambiental entre crianças, despertando desde cedo a consciência ecológica e o compromisso com a preservação.

De acordo com o gerente de Educação Ambiental da SEMADS, Alisson Monteiro, o projeto pretende unir informação e formação para criar uma nova geração de cidadãos comprometidos com o meio ambiente.

“O Projeto Guardas Ambientais Mirins intensifica as ações de educação ambiental para as crianças. Nosso objetivo é formar esses alunos como guardas ambientais mirins, trazendo temas sérios como fiscalização, plantio e cuidado das árvores, descarte correto de resíduos e outras práticas que nem sempre são abordadas. Queremos que eles sejam cidadãos ambientais para o futuro”, destacou.

O assessor técnico da SEMADS, Vinícius Amorim, explicou que a proposta inclui atividades teóricas e práticas, com a participação de diferentes setores da secretaria, como fiscalização e educação ambiental.

“Mostramos um pouco do trabalho de fiscalização, falamos sobre a importância de evitar queimadas e o desmatamento, e sobre como eles podem se tornar promotores ambientais na sociedade. A ideia é que, após o projeto, as crianças estejam aptas a multiplicar o conhecimento e o cuidado com o meio ambiente”, afirmou.

O Projeto Guardas Ambientais Mirins será levado a outras escolas do município, reforçando a parceria entre a SEMADS e a rede municipal de ensino para a construção de uma cidade mais sustentável.

Secom – Prefeitura de Patos