
Paraíba - A paraibana Alice dos Santos Araújo Lourenço, de 20 anos de idade, soma um grande feito, já que, entre 2023 e 2024, acabou sendo selecionada para estudar em sete universidades nos Estados Unidos.
A princípio, a jovem sempre sonhou em cursar graduação no exterior, e, ao ser egressa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), concluiu o curso técnico de informática. A partir disso, instituições de ensino superior notaram seu desempenho e a chamaram para prosseguir na carreira acadêmica.
Dessa forma, Alice, após conseguir bolsa de 100%, um curso de nível superior na University of North Carolina at Chapel Hill (UNC-Chapel Hill), na Carolina do Norte. Em solo americano, ela vai estudar Ciência da Computação e Educação.
A expectativa é de que possa viajar aos Estados Unidos durante o mês de agosto.
Natural de Nova Olinda-PB, a aluna diz estar perplexa com a conquista, comentando que sentimentos como alegria e superação estão presentes neste momento.
“Ser aceita em uma universidade como a UNC-Chapel Hill e com bolsa de 100% é aquele tipo de acontecimento que leva tempo para a ‘ficha cair’. Ainda não parece real!”, revela.
“Desde quando estava fazendo a college list (lista de faculdades para as quais iria aplicar), a UNC-Chapel Hill ganhou meu coração por vários motivos, como a comunidade vibrante de Tar Heels, sua localização no Research Triangle (o centro mais importante de pesquisa, inovação, tecnologia e educação dos Estados Unidos) e o fato de a universidade oferecer a combinação curricular ideal para as áreas que desejo seguir profissionalmente: Tecnologia e Educação”, conta.
Além disso, ela destaca que venceu muitas barreiras para chegar onde está agora.
“Como uma menina criada em uma família humilde do interior da Paraíba, em Nova Olinda, sei muito bem das dificuldades para se ter acesso a uma educação tecnológica de ponta como a do IFPB. Reconheço as barreiras quebradas que essa conquista representa para mim, minha família e meu estado”, diz. E acrescenta: “Por isso quero que essa oportunidade inédita que recebi não seja apenas minha. Quero que os frutos dela sejam colhidos por outros jovens paraibanos. Quero que a gente mostre cada vez mais, para o nosso Brasil, que a Paraíba desenvolve, sim, jovens talentos em tecnologia”.
Segundo Alice, sua passagem no curso técnico de Informática do IFPB – Campus Itaporanga, serviu como primeira oportunidade. A partir disso, surgiu uma série de “momentos de sorte” em sua trajetória, como poder estudar tecnologia de ponta com professores super capacitados e inspiradores.
“Foi apenas no IFPB que pude realizar uma pesquisa científica, publicar um artigo científico em revista internacional e ser bolsista em um projeto de extensão para dar aulas de Programação e Robótica gratuitas! Também foi no IFPB que enxerguei o meu potencial como jovem líder e a possibilidade de sonhar sem barreiras”, afirma.
Ela relata ainda que, sempre que chegava ao Campus Itaporanga, era tomada por um sentimento muito vivo de que poderia alcançar qualquer objetivo.
“Esse ambiente do IFPB, a educação de ponta, as oportunidades transformadoras e as amizades e inspirações que desenvolvi por lá foram meu ponto de partida para ter a bravura de sonhar em estudar numa faculdade nos Estados Unidos. Meu muito obrigada a todos que compõem a casa do IFPB!”.
Por fim, a paraibana detalha como foi todo o processo de aprovação nas sete universidades americanas, as quais queriam Alice como uma de suas estudantes.
“No meu primeiro ano de candidatura, em 2023, fui aceita em quatro faculdades, sendo elas University of British Columbia, University of Wisconsin – Madison, University of Colorado at Boulder e Stetson University. Porém, infelizmente não consegui bolsa suficiente para começar meus estudos naquele ano. Em 2024, com a ajuda do University Placement e dos meus professores, que confiaram mais uma vez no meu potencial e nesse sonho distante de estudar fora, consegui ser aprovada em três faculdades: University of North Carolina at Chapel Hill, University of Wisconsin – Madison e University of Connecticut”.