Paraíba - A Paraíba será o local de instalação do primeiro computador quântico do Brasil e da América Latina, em um projeto com investimento de US$ 10 milhões. O equipamento, que será adquirido da China Electronics Technology Group Corporation, será instalado em João Pessoa com recursos estaduais e federais.
O computador quântico terá capacidade de resolver em minutos problemas que levariam anos em máquinas tradicionais, possibilitando avanços em áreas como segurança digital, energia, finanças e saúde. O projeto também fortalecerá a infraestrutura científica do país e promete consolidar a Paraíba como referência em tecnologia de ponta. A data de instalação será definida ainda este ano.
Segurança nacional e acesso à tecnologia
Segundo Guido Lemos, a decisão de investir em um equipamento de maior capacidade partiu de articulação entre o governador João Azevêdo e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
“Poderíamos comprar um computador quântico menor, mas o governador procurou a ministra e fez uma proposta para conseguir uma máquina com maior capacidade. Precisamos de um para que pesquisadores do país possam utilizá-lo, já que países como Estados Unidos e Canadá estão impedindo nossos e outros pesquisadores de executar os algoritmos”, explica.
O secretário justifica a urgência do investimento pela necessidade de preparação para mudanças na segurança digital. “Até 2030, toda base de segurança de criptomoedas, assinaturas digitais, terão que ser substituídos por algoritmos resistentes a ataques executados por computadores quânticos. Por exemplo, é possível que criminosos tenham acesso a chaves de acessos de autoridades como o presidente da república”, alertou.
Polêmica Paraíba com Movimento Econômico