Crescimento

Paraíba registra maior crescimento do Nordeste no setor de serviços em julho, revela IBGE

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Paraíba - Contrariando a maioria dos Estados do Nordeste, a Paraíba registrou a maior taxa de crescimento do País no setor de serviços em julho da Região, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação.

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a Paraíba apresentou alta de 4,3% em julho, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, alcançando a melhor colocação no Nordeste. 

SEIS ESTADOS DO NE TIVERAM QUEDA – Seis dos nove Estados tiveram queda no indicador na Região: Rio Grande do Norte (-4,3%), Sergipe (-4,0%), Alagoas (-3,4%), Piauí (-3,4%), Bahia (-2,6%), e Alagoas (1,3%). Além da Paraíba (4,3%), apenas Maranhão (3%) e o Ceará (0,3%) apresentaram crescimento, enquanto o País registrou alta de 2,8%.

PB MANTÉM 2º MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS NO ANO – Na comparação de julho sobre junho, a Paraíba cresceu 1,2%. Já no acumulado de janeiro a julho, a Paraíba manteve a segunda maior taxa de crescimento do País com 6%, atrás apenas do Distrito Federal (6,3%). O País acumula alta de 2,65% no ano.    

SEGMENTO TEM DIGITALIZAÇÃO CRESCENTE – Segundo o gerente da pesquisa de serviços, Rodrigo Lobo, um dos fatores que explica a tendência de alta do setor é a digitalização crescente da economia desde a pandemia de covid-19, em 2020. “Houve mudança de paradigma muito clara no qual empresas buscaram colocar os produtos em plataformas online”. Segundo ele, isso acelerou a busca por serviços digitais, o que empurra para cima o segmento de tecnologia da informação.

EMPRESAS DE DELIVERY AUMENTAM RECEITA – “O consumo das empresas de delivery tem reforçado um aumento de receita nessa direção”, acrescenta.

O pesquisador avalia que são atividades que não sofrem tanto efeito de fatores macroeconômicos, como a escalada da taxa de juros para conter a inflação.

SERVIÇOS LIDERAM EMPREGOS – Segundo o Caged, o setor de serviços lidera a geração de empregos com carteira assinada na Paraíba com um saldo de 14.536 postos nos sete primeiros meses deste ano. De janeiro a julho, foram criados mais de 71 mil postos no setor de serviços, contra 56,4 mil desligamentos. 

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Assessoria