Investigações

OPERAÇÃO SATURAÇÃO: MP-Procon e Polícia Civil interditam fábrica que falsificava de manteiga na Paraíba

Foto: Reprodução/ MPPB
Foto: Reprodução/ MPPB

Paraíba - Três pessoas foram presas em flagrante e uma fábrica de laticínios foi interditada no município de Paulista, Sertão da Paraíba, durante a Operação Saturação, realizada nesta quinta-feira (24). A operação identificou a produção e falsificação de manteiga da terra com uso indevido de registros sanitários e rótulos de diferentes marcas.

A fábrica funcionava de forma irregular, apesar de possuir registro oficial, e apresentava indícios de adulteração dos produtos, como a substituição de gordura láctea por gordura vegetal. Durante a fiscalização, foram apreendidas 300 unidades de manteiga, 15 mil litros de leite, três toneladas de margarina, três mil litros de óleo vegetal e diversas caixas com rótulos de marcas distintas. A Agevisa determinou a suspensão da fabricação, comercialização e transporte dos produtos de todas as marcas ligadas à empresa.

Em João Pessoa, uma distribuidora que revendia a manteiga adulterada também foi interditada. No local, foi constatado o uso de rótulos com registros pertencentes a outro fabricante, o que pode induzir o consumidor a erro. A Agevisa suspendeu a comercialização da marca Caicó e determinou o recolhimento imediato dos produtos, além da apresentação de documentos sanitários e comprovantes de descarte de itens vencidos ou avariados.

A ação que foi conduzida pelo MP-Procon, com apoio da Agevisa, Gaesf, Sefaz-PB, Sedap e Polícia Civil orientam a população a não consumir produtos das marcas relacionadas à investigação até que todas as medidas legais e sanitárias sejam adotadas. Os três presos — dois gerentes e um médico veterinário — estão custodiados na delegacia de São Bento e aguardam audiência.

T5