Paraíba - Neste 1º de outubro, Dia Internacional e Dia Nacional da Pessoa Idosa, o deputado federal Ruy Carneiro chama atenção para a importância de proteger e acolher quem já dedicou uma vida inteira de trabalho e contribuição à sociedade. Reconhecido pelo trabalho voltado à assistência social, à saúde e as instituições de longa permanência, o parlamentar tem mantido ações permanentes para melhorar a vida dos idosos na Paraíba.
“Nossa dívida com quem construiu nossa história é impagável, e meu dever é lutar para que todos os idosos tenham uma vida digna, com saúde e respeito. É por isso que tenho reforçado a minha atuação histórica em defesa da pessoa idosa, buscando assegurar novos recursos e fortalecendo instituições que acolhem e tratam com carinho e cuidado essa importante parcela da nossa população”, enfatizou o deputado.
Nos últimos anos, Ruy já destinou mais de R$ 2,5 milhões para entidades que cuidam de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre as instituições beneficiadas estão a Vila Vicentina, Lar da Providência, Aspan, Casa Divina Misericórdia, Fundação São Padre Pio de Pietrelcina e a Casa do Idoso Joca Claudino. Os recursos ajudam a manter equipes, serviços médicos, alimentação e estrutura para centenas de idosos que vivem nessas casas.
O parlamentar também atua no fortalecimento e na ampliação dos serviços oferecidos por unidades de unidades de saúde que atendem uma grande parcela de público da terceira idade. Só nos hospitais Padre Zé, Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo, Ruy já investiu mais de R$ 25,7 milhões, multiplicando a capacidade de atendimento e melhorando a qualidade do cuidado com pacientes e acompanhantes.
Além de apoiar financeiramente, Ruy também é voz ativa na defesa dos direitos da pessoa idosa no Congresso Nacional. A luta para o aprimoramento de políticas públicas e na construção de novas ações tem sido pautada na conscientização sobre o combate a qualquer tipo de violência e abandono. Ele tem defendido a criação de mais mecanismos de proteção e fiscalização que busquem ampliar direitos, seja no ambiente familiar ou nas instituições.