Paraíba - O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, nessa quarta-feira (6), da abertura do I Seminário Estadual da Polícia Civil, realizado no Garden Hotel, em Campina Grande. O evento reúne cerca de 700 policiais civis e tem como tema central “Organizações Criminosas: Cenários, Desafios e Estratégias de Persecução”. A realização do seminário é da Delegacia-Geral da Polícia Civil da Paraíba.
“Aqui na Paraíba, não temos compromisso com o crime organizado. Temos compromisso em combatê-lo. Nosso dever é com a paz social, com a tranquilidade do cidadão que quer ir e vir com segurança. E esse compromisso começa com o respeito e o reconhecimento ao trabalho de cada servidor da segurança pública”, destacou Lucas Ribeiro.
Reconhecimento e Fortalecimento da Segurança Pública
Durante o evento, Lucas Ribeiro foi agraciado com a Medalha de Relevantes Serviços Prestados à Polícia Civil, em reconhecimento à sua dedicação e empenho no fortalecimento das forças de segurança do Estado. A programação segue até esta quinta-feira (7), com palestras e debates sobre estratégias interinstitucionais, novas práticas investigativas e o intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais da área.
Ainda durante a abertura, o secretário de Segurança Pública, Jean Nunes, enfatizou os avanços estruturais e institucionais da Polícia Civil nos últimos anos e ressaltou a importância da autonomia conquistada pela corporação. “Hoje, a instituição tem identidade, autonomia e respeito. Isso é fruto de uma construção que começou quebrando pedra, enfrentando dificuldades, e que, com o apoio do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro, se transformou em valorização real. A Polícia Civil é hoje ouvida, respeitada e preparada para seguir avançando”, afirmou.
Compromisso e Melhoria Contínua dos Serviços
Também no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, destacou o compromisso diário dos servidores com a melhoria contínua dos serviços prestados à população. “É com muito trabalho, desde o registro de um boletim de ocorrência até as grandes operações, que mostramos o nosso compromisso com a segurança pública. E tudo isso é possível graças a uma gestão que reconhece e fortalece a Polícia Civil”, destacou.
O secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, também esteve presente na abertura. O evento conta com a presença de autoridades nacionais e especialistas de referência no setor, como o diretor de Operações Integradas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rodney da Silva; a diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo; o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur José Dian; e o coordenador do Gaeco/MPPB, Octávio Paulo Neto, entre outros.