Paraíba - A Paraíba reserva refúgios ideais para quem busca tranquilidade, contato com a natureza e destino fora do circuito turístico convencional. A seguir, conheça quatro destinos serenos que mesclam paisagem, cultura e paz.
Vila de Picotes – São Mamede
Encravada aos pés da imponente Serra de Picotes, esta vila rural conserva construções centenárias e uma arquitetura que imprime identidade ao lugar. O aglomerado de cerca de duas dezenas de casas e uma capela, muitas delas com sua data original na fachada, revela a história viva do Sertão paraibano.
A apenas sete quilômetros da BR‑230, o acesso é simples, até mesmo em carro de passeio, numa estrada de barro bem conservada. Por lá, o ritmo é lento e genuíno: a paisagem da caatinga combina ao fundo da serra cenários que já inspiraram filmes como Cinema, Aspirinas e Urubus e Desertos, conferindo ao vilarejo o apelido de “Vila do Cinema Brasileiro”.
Além de trilhas, escalada e rapel na serra, o visitante pode provar a gastronomia regional em restaurante local comandado por nativos empenhados na valorização da cultura local
Pico do Jabre – Matureia / Parque Estadual Pico do Jabre
Com 1.208 metros, é o ponto mais alto da Paraíba — e um dos maiores do Nordeste. Inserido no Parque Estadual, que integra o recém-criado Parque Nacional da Serra do Teixeira, o Pico é abrigo de vegetação de altitude e fauna Reconhecido como joia natural da Caatinga pelo Ministério do Turismo, o site oferece trilhas ecológicas, mirantes com vistas estonteantes (até 130 km), excelente para observadores de aves e amantes do silêncio em meio à natureza. Por ano, estima-se cerca de 30 mil visitantes em busca de aventura, descanso e contemplação.
Rota Terra dos Potiguara
Esta rota percorre áreas de Baía da Traição e arredores, valorizando a cultura indígena Potiguara e suas paisagens litorâneas tranquilas, como a Praia das Trincheiras. Lá, as dunas serviram como trincheiras históricas e, hoje, oferecem bancos de areia largos, piscinas naturais e marcações de recifes em um ambiente calmo e ventilado — ideal para relaxar à beira-mar sem tumulto
A Rota reúne cenários naturais e históricos, combinando presente e passado numa experiência cultural enriquecedora, longe das praias mais populares e agitadas.
Cristo Rei de Itaporanga
Erguida sobre a colina da cidade de Itaporanga, esta estátua elevada do Cristo Rei oferece vista panorâmica da paisagem sertaneja, além de tranquilidade e introspecção. Por estar afastada dos roteiros urbanos, o local é pouco frequentado por grandes públicos, tornando-se ideal para quem busca contemplação, silêncio e conexão com a espiritualidade. Embora não tão difundido quanto os outros pontos, o ambiente acolhedor atrai visitantes que procuram refúgio no interior paraibano.