Entenda o impacto

Luciano Cartaxo lamenta queda expressiva de João Pessoa no Ranking de Competitividade

Luciano Cartaxo lamenta queda expressiva de João Pessoa no Ranking de Competitividade

Paraíba - O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) lamentou, nesta quinta-feira (28), a queda expressiva de João Pessoa no Ranking de Competitividade dos Municípios, medido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Em suas redes sociais, o parlamentar destacou que, enquanto em sua gestão como prefeito a capital paraibana chegou a ocupar o 1º lugar no Nordeste em competitividade, agora despencou para a 8ª posição na região e para o 157º lugar no Brasil.

“João Pessoa despencou no Ranking da Competitividade. Na minha gestão, nossa Capital era referência, liderava o Nordeste devido aos investimentos em saúde, educação e ao nosso zelo em garantir a sustentabilidade fiscal. Hoje a cidade caiu drasticamente, revelando a falta de investimentos para estimular sua competitividade”, afirmou Cartaxo.

O ex-prefeito ressaltou que a perda de posições acontece em um cenário oposto ao do Estado. Segundo o CLP, a Paraíba ocupa atualmente o 1º lugar entre os estados nordestinos, resultado que Cartaxo credita às políticas do Governo do Estado.

“O contraste é evidente. Enquanto o Estado da Paraíba avança e alcança o primeiro lugar no Nordeste, João Pessoa caminha para trás. Isso mostra que a cidade deixou de receber os investimentos necessários para melhorar áreas fundamentais como inovação, saúde, educação e sustentabilidade fiscal”, pontuou.

Ranking de Competitividade e Impacto na Capital Paraibana

O Ranking de Competitividade dos Municípios avalia 65 indicadores oficiais, organizados em 13 pilares temáticos, como Inovação e Dinamismo Econômico, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Sustentabilidade Fiscal, Meio Ambiente, entre outros. Para Cartaxo, a queda da capital paraibana reflete uma gestão que não tem dado a devida prioridade ao desenvolvimento urbano, econômico e social.