Chuvas continuam

João Pessoa registra mais de 190 milímetros de chuva em 48 horas e permanece em alerta

A cidade permanece em alerta até terça-feira (20), com equipes da Defesa Civil mobilizadas para atender a população.

Foto: Secom - JP
Foto: Secom - JP

João Pessoa — Nos últimos dois dias, a capital paraibana viveu uma forte onda de chuva, que acumulou mais de 190 milímetros. Essa quantidade representa 66% da média esperada para todo o mês de maio, que é de 287,7 mm. O volume excepcional fez de João Pessoa o município brasileiro com maior precipitação nesse período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A chuva intensa causou alagamentos e transtornos em vários bairros da cidade. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Defesa Civil acionou equipes para atender a população.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, destacou a importância do cuidado por parte dos pessoenses. Ele orienta evitar atravessar vias alagadas ou com acúmulo de água, não procurar abrigo sob árvores e ficar atento a sinais de risco, como rachaduras no solo ou elevação de rios.

“Se houver qualquer sinal de perigo, busque abrigo em locais seguros e relate à Defesa Civil,” orientou o coordenador.

A Defesa Civil alerta que durante eventos de chuva forte o uso de eletrônicos ao ar livre deve ser evitado. Além disso, também recomenda se afastar de árvores e de áreas propensas a deslizamentos.

Em caso de necessidade, a população deve acionar os canais oficiais pelo telefone 199, pelo WhatsApp no número (83) 98831-6885 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Chuvas continuam

O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu novo aviso válido até a próxima terça-feira (20), com previsão de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Apesar de o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos ser baixo nesse período, a permanência em locais seguros é recomendada.