Paraíba -
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, participou, nesta terça-feira (5), da inauguração do Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. A entrega da unidade hospitalar integrou as comemorações pelos 440 anos da capital e representa um avanço histórico no atendimento à saúde da mulher. Com foco no cuidado integral e humanizado, o hospital dispõe de 222 leitos e serviços de média e alta complexidade, como ginecologia, obstetrícia, mastologia, cardiologia, endocrinologia, oncologia e um moderno centro de diagnóstico.
Hospital da Mulher: um novo capítulo na saúde da Paraíba
Pollyanna ressaltou que a inauguração do Hospital da Mulher representa a consolidação de uma política pública construída com sensibilidade, cuidado e compromisso com a autonomia das mulheres paraibanas. Ela destacou o atendimento humanizado como eixo central da nova unidade e celebrou a criação de um espaço pensado exclusivamente para o bem-estar feminino.
“Nós estamos hoje aqui inaugurando o Hospital da Mulher, que vai cuidar das mulheres, como também das gestantes, dos bebês, das crianças e adolescentes. E, além do mais, algo bem importante: a Casa da Gestante será um atendimento humanizado, para que o tempo de nascer seja o tempo da mulher. E isso importa. Vamos atender todas as mulheres da Paraíba, na sua média e alta complexidade, entendendo que precisava desse espaço com atendimento determinado para nós e com o tempo necessário para que a gente possa exercer o protagonismo de nossas vidas”, disse.
Parceria e gestão estadual
O governador João Azevêdo reforçou a importância da nova unidade como referência para a saúde da mulher e reforçou o papel da gestão estadual na garantia de direitos. “O Hospital da Mulher Dona Creuza Pires é um sonho que vira realidade. Ele é fruto de mais uma parceria entre a nossa gestão e o Governo Federal. Um verdadeiro Centro de Saúde da Mulher que vai transformar o atendimento na nossa rede pública, garantindo cuidado e acolhimento com um padrão de qualidade que nunca se viu.”
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, elogiou a iniciativa do Governo da Paraíba e a parceria com o Governo Federal na ampliação dos serviços públicos de saúde, ressaltando que essa estrutura está entre as melhores do país. “É uma parceria de troca de aprendizado. O governo federal aprende com o que o Estado da Paraíba está fazendo e vice-versa. Na verdade, as parcerias acontecem de uma forma muito importante, eu diria, na saúde pública do Estado. São recursos tanto do governo federal, quanto do Estado, à disposição do povo. Eu não tenho dúvida nenhuma que essa parceria ela é necessária e eu tenho, com certeza, plena convicção de que o Ministério está de portas abertas para a gente avançar nessa direção”, afirmou.