Paraíba - A ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sexta-feira (25) de julho. A homenagem ocorreu no auditório Professor Milton Paiva, na Reitoria da UFPB, em João Pessoa. Houve a execução do Hino Nacional brasileiro. A homenagem reconhece a sua longa trajetória de luta por justiça social, democracia e inclusão. Em abril, Luiza Erundina foi condecorada com a honraria pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A cerimônia contou com a presença da reitora Terezinha Domiciano Dantas Martins, vice-reitora, Mônica Nóbrega, o deputado federal, padre Luiz Couto (PT-PB), o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT-PB), a deputada estadual e presidenta eleita do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, Cida Ramos (PT-PB), autoridades acadêmicas, lideranças políticas e estudantes.
O título é a mais alta honraria concedida pela universidade, destinada a personalidades com contribuições relevantes nas áreas da educação, cultura ou ação social. O título foi aprovado, por unanimidade, durante reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada no dia 18 de março.
Luiza Erundina foi professora da Faculdade de Serviço Social da PUC/SP no período de março de 1974 a maio de 1976, respondendo pela disciplina de Planejamento Social e Orientação de Projetos. Como Assistente Social, ela foi uma das responsáveis pela reorganização político-sindical da categoria, no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que ficou conhecido como “Congresso da Virada”, em 1979, ocasião das grandes mobilizações sociais na retomada do sindicalismo brasileiro.
Ao longo de sua carreira, manteve forte vínculo com movimentos sociais, com a militância católica e com ações de resistência à ditadura militar, além de promover políticas públicas nas áreas de educação, moradia e direitos sociais.
É a única parlamentar premiada em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco, que destaca os melhores nomes do Legislativo brasileiro. Com a outorga do título de Doutora Honoris Causa, a PUC-SP reconhece a relevância de sua trajetória, que alia ação política transformadora e dedicação ao ensino, valores que estão no cerne da missão institucional da universidade. Luiza Erundina é uma referência na defesa de políticas públicas, especialmente em educação e moradia.
Perfil e Trajetória Política
PERFIL DA DEPUTADA FEDERAL LUIZA ERUNDINA
A deputada federal, Luiza Erundina de Sousa nasceu 30 de novembro de 1934 em Uiraúna-PB. É a sétima de dez filhos do artesão de selas e arreios de couro, Antônio Evangelista de Sousa e de Enedina de Sousa Carvalho. Começou a trabalhar ainda na infância, vendendo bolos feitos pela mãe. Forma-se em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, em 1967.
Especialização em Desenvolvimento de Comunidade, Escola de Serviço Social da UCSAL, BA, 1967. Tem Mestrado em Ciências Sociais, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, SP, 1970; Liderança para Executivos, Impulso Serviços de Motivação Aplicada, São Paulo, SP, 1972; Desenvolvimento de Comunidade, Escola Nacional de Serviços Urbanos, São Paulo, SP, 1975. Em 1979 é eleita presidenta da Associação Profissional das Assistentes Sociais de São Paulo.
Luiza Erundina publicou o livro “Exercício da paixão política”. São Paulo: Editora Cortez, 1991. O livro trata da trajetória de Luiza Erundina de Sousa e ilustra bem a forma de fazer política de um ponto de vista democrático e popular. Este livro retrata os diversos momentos por que passou essa militante e seu compromisso com as causas populares.
Em razão da militância católica, ela assumiria, em 1958, o seu primeiro cargo público: aos 24 anos de idade, tornar-se-ia diretora de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande. E, em 1964, seria nomeada secretária de Educação e Cultura dessa cidade. Em Campina Grande, na década de 1970, iniciava a sua atuação na esfera política, participando das Ligas Camponesas do Partido Comunista e fazendo oposição ao regime militar vigente. Em 1971 é aprovada em concurso para a Secretaria do Bem-Estar Social da prefeitura paulistana.
Em 1980, é convidada pelo então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva a ser uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual se elege vereadora em 1982 e deputada estadual constituinte em 1986. Luiza Erundina foi prefeita do município de São Paulo entre 1989 e 1992, eleita pelo PT.
São Paulo passou a ter uma prefeita solteira, migrante nordestina e ativa militante de esquerda. Luiza Erundina desbancou poderosos da política na disputa pela prefeitura de São Paulo, como o ex-prefeito Paulo Maluf (PDS), o candidato do então governador Orestes Quércia, João Oswaldo Leiva (PMDB), e o ex-governador José Serra (PSDB).Como prefeita, sua gestão foi marcada pelo combate à desigualdade social e por projetos inovadores, como a proposta de Tarifa Zero no transporte público.
Mandatos e Atuação Política
A trajetória política de Luiza Erundina
Em 1982 Luiza Erundina é eleita vereadora, seu primeiro mandato político.Em 1986 é eleita deputada estadual de São Paulo obtendo 35 322. Em 1988 Luiza Erundina torna-se a primeira mulher eleita para governar a maior cidade da América Latina. Obteve 1.534. 592 votos pela Coligação Partidos do Povo
(PT, PCB, e PCdoB). Em 1994 disputa o cargo de senadora obtendo 4 218 379. Não obteve êxito. No pleito de 1998 pela Coligação PDT, PSB, PTN, PSN, PAN é eleita deputada federal com 187 498 votos.
Na eleição de 2002 é eleita deputada federal com 207. 392 votos. 2006 é eleita deputada federal com 195 886 votos. No pleito de 2010 é eleita deputada federal com 214. 114 votos. Em 2014 é eleita deputada federal com 177. 279 votos. No pleito de 2018 pela Coligação PSOL e PCB é eleita deputada federal com 176 883 votos.
Luiza Erundina foi candidata a vice-prefeita de São Paulo nas eleições 2020 pelo PSOL, constituindo chapa com Guilherme Boulos, do mesmo partido. Juntos, Guilherme Boulos e Luiza Erundina obtiveram 2.168.109 votos. Na eleição de 2020 é eleita deputada federal pela Federação PSOL REDE. Obteve 113 983 votos. Exerceu o cargo de Ministra-Chefe da Secretaria da Administração Federal no Governo Itamar Franco.
Aos 90 anos exerce o 7º mandato de deputada federal. A parlamentar Luiza Erundina tem uma vida inteira dedicada à Política, tem atuado ao lado da sociedade, em defesa da classe trabalhadora, das minorias e dos excluídos. Seu maior empenho é pela justiça social e a igualdade de direitos. Luiza Erundina vem atuando de forma exemplar e ética, próxima das bases e integrada à sociedade pela inclusão da classe trabalhadora, dos excluídos e das minorias, tendo como princípio maior a justiça social e a igualdade de direitos. Na Câmara dos Deputados Luiza Erundina representa com competência, ética e dignidade o povo de São Paulo.
Na atual legislatura, atua na coordenação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com participação popular (Frentecom), que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil para assegurar o exercício da liberdade de expressão e o direito a comunicação. Além disso, faz parte Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Comissão de Legislação Participativa, (CLP) da qual foi sua primeira presidente, e também integra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).
Reconhecimento e Homenagens
“A UFPB concedeu o título de Doutora Honoris Causa à deputada federal Luiza Erundina, com propositura minha, do professor Marcelo Sitcovsky e do Departamento de Serviço Social, em reconhecimento à sua trajetória histórica de luta em defesa do povo trabalhador, das mulheres e dos direitos humanos. Erundina é símbolo de coragem, coerência e compromisso com os que mais precisam. Sua voz firme na Câmara dos Deputados ecoa as lutas populares e inspira gerações.Uma reparação histórica à Luiza, sobretudo neste momento que o Brasil vive. A defesa da democracia e da soberania nacional passa pelas mãos da companheira Luiza Erundina”, destacou a deputada estadual e Presidenta Eleita do PT da Paraíba, Cida Ramos (PT-PB).
“Luiza Erundina é exemplo de coragem, dignidade e compromisso com as lutas do pvo. Sua trajetória política e humana inspira gerações e reafirma que é possível fazer política com ética, sensibilidade e justiça social”, disse o deputado federal, padre Luiz Couto (PT-PB).
“Minha presença aqui, hoje (25), para receber o honroso título de Doutor Honoris Causa, reveste-se, para mim, de profundo significado e de forte simbolismo, considerando minha inusitada trajetória de vida e relação com esta respeitável Universidade (UFPB). No momento, estou me organizando para uma nova empreitada: juntar-me à população para retomarmos a luta pela construção do poder popular. Assim, retorno ao ponto de onde comecei, inspirada e movida pelo sonho de ajudar o nosso povo a fazer história, não só no sentido de mudar a sua própria comunidade de vida e o seu ambiente de trabalho, mas, sobretudo, unir-se a muitos outros. Conscientes de seus direitos e da própria força, para protagonizar a virada para um novo tempo e corpo social, um novo tempo, uma nova humanidade”, disse a deputada federal, Luiza Erundina (PSOL-SP).
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.