
Paraíba - governador João Azevêdo inaugurou, na manhã desta quinta-feira (8), em Patos, Sertão paraibano, a nova sede do Comando de Policiamento Regional II (CPR), obra que recebeu investimentos da ordem de R$ 180 mil em máquinas, utensílios e equipamentos diversos, incluindo os de proteção, segurança e socorro. O CPR II é responsável pela segurança em 88 municípios, contemplando todo o Sertão e parte do Cariri — ou cerca de um milhão de paraibanos.
A nova estrutura do Comando de Policiamento Regional II oferecerá conforto e melhores condições de trabalho aos profissionais de segurança do Sertão paraibano. O espaço tem mais de 2 mil metros quadrados de área total, sendo 935 metros quadrados de área construída, com recintos como academia de musculação (1) e academia de pilates (1). São ainda 12 banheiros, 15 salas e um amplo estacionamento coberto, com capacidade para 13 veículos, entre outros benefícios.
Investimentos e Segurança Pública
Durante a solenidade, João Azevêdo reafirmou compromisso com a segurança pública. “É uma alegria voltar a Patos para entregar uma obra que vai beneficiar todo o Sertão e parte do Cariri, que é essa nova sede do Comando de Policiamento Regional, uma estrutura digna para esses homens e mulheres que fazem a segurança pública dessa região. Desde 2019, decidimos investir não apenas em estruturas físicas, mas também nas pessoas que fazem a segurança pública neste Estado. Uma decisão acertada. Segundo o Centro de Liderança Pública, temos a melhor segurança do Norte-Nordeste, prova do compromisso desses profissionais, que se sentem motivados porque têm recebido o olhar atencioso dessa gestão. Na Paraíba, os investimentos em segurança pública chegam a R$ 2,3 bilhões por ano”, destacou o governador.
“O município de Patos tem sido referência em nossas políticas públicas. Foi aqui que foi instalado o primeiro Centro Integrado de Comando e Controle; é aqui que estamos instalando o acelerador linear, o Hospital de Trauma do Sertão, a reforma do aeroporto. Investimentos que trazem benefícios não apenas para Patos, mas para toda essa região”, observou ainda o chefe do Executivo estadual.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Jean Francisco Nunes, evidenciou a interiorização dos investimentos que o Governo do Estado tem feito. “A entrega do Comando de Policiamento Regional representa um dos equipamentos mais importantes já entregues pelo governador João Azevêdo para a segurança pública. E a entrega de equipamentos desse porte, assim como investimentos nos nossos recursos humanos, têm sido uma constante do Litoral ao Sertão, uma prova inequívoca do compromisso do Governo com a segurança da população paraibana. Os nossos policiais têm um ambiente adequado para trabalhar e, assim, prestar um melhor serviço à sociedade”, comentou.
O comandante-geral da Polícia Militar (PMPB), coronel Sérgio Fonseca, falou dos resultados que os investimentos em segurança pública têm trazido para a população. “Nos primeiros quatros meses deste ano, tivemos uma redução de 11% em CVLI, que são os crimes violentos letais intencionais, nosso principal indicador de criminalidade. A gestão do governador João Azevêdo tem feito o diferencial não apenas para a Polícia Militar, mas também a Polícia Civil, a Polícia Penal, o Corpo de Bombeiros Militar e o Detran. A entrega de um equipamento como esse, moderno e humanizado, mostra esse compromisso”, acrescentou.
A importância da nova sede do CPR II
Comandante do CPR II, o coronel Douglas Ferreira frisou: “Hoje é um dia importante para a segurança pública da Paraíba. A inauguração da nova sede do Comando de Policiamento Regional II representa não apenas a entrega de uma estrutura moderna e funcional, mas a materialização do respeito e da valorização da Polícia Militar da Paraíba.”
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, agradeceu ao governador João Azevêdo por mais uma obra que vai beneficiar o município e região. “Esse equipamento entregue hoje pelo governador João Azevêdo trará mais segurança para Patos, um dos requisitos para o desenvolvimento da região. Mas também, nesta parceria com a gestão do governador João Azevêdo, o município de Patos tem recebido investimentos em outras áreas prioritárias, como educação e saúde”, ressaltou.
Abrangência e estrutura regional
Com abrangência de aproximadamente 43% do território paraibano, o CPR II atende a todo o Sertão e alguns municípios do Cariri, contemplando cerca de um milhão de paraibanos.
A estrutura regional inclui cinco batalhões — 3°, 6°, 10°, 12°, 13° e 14° — além de uma Companhia Independente de companhias especializadas em municípios como Patos e Cajazeiras.
A solenidade de inauguração da nova sede do Comando de Policiamento Regional II foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro, além dos seguintes auxiliares da Gestão estadual: Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); Ronaldo Guerra (Chefia de Gabinete); Deusdete Queiroga (Infraestrutura); João Paulo Freire (Articulação Política); coronel Marcelo Araújo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, entre outros.
Os deputados estaduais João Gonçalves e Cicinho Lima, assim como lideranças políticas da região, também estiveram presentes à solenidade.