Paraíba - O governador João Azevêdo assinou, nesta quarta-feira (6), em solenidade no Casarão dos Azulejos, em João Pessoa, o termo de cessão de uso do prédio para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que implantará no local o Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia. Na ocasião, o gestor também autorizou a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) a licitar as obras de reforma do espaço, onde serão investidos R$ 5 milhões.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou mais uma iniciativa do poder público para assegurar a ocupação do Centro Histórico de João Pessoa. “Esses investimentos e parcerias nos permitem contar a nossa história. Por isso, temos unido os nossos esforços para a revitalização do Centro Histórico, a exemplo do projeto Viva o Centro, fruto de parceria com a Prefeitura de João Pessoa, para que possamos trazer habitabilidade, fortalecer o comércio e recuperar prédios históricos. O Governo do Estado entregará em breve o Museu da História da Paraíba, o Palácio dos Despachos, o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e essa iniciativa do TRE representa mais uma ação para o Centro da nossa Capital”, frisou.
Ele também explicou que o Casarão dos Azulejos passará por uma intervenção na estrutura para abrigar o Museu. “Nós vamos fazer as adaptações necessárias no prédio porque precisamos recuperar toda parte hidráulica, elétrica, colocar acessibilidade e acredito que em até 60 dias começaremos a obra”, acrescentou.
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou que a Casa dos Azulejos abrigou a primeira sede do Tribunal e, por isso, tem uma importante simbologia para a instituição. “Hoje é um dia muito feliz para a história, memória, cultura e preservação do Centro Histórico, que é uma luta diária de todos aqueles que enaltecem o que há de belo na nossa história. A cessão do Casarão representa um gesto de confiança do Governo do Estado porque aqui foi a nossa primeira Casa em 1932, então temos uma identidade com o espaço e agradecemos a sensibilidade do governador João Azevêdo. Em breve será iniciada a reforma e esperamos que até o final do ano possamos entregar o Museu da Justiça Eleitoral Paraibana”, ressaltou.
O presidente do TRE evidenciou também que o espaço contará a história da política paraibana e apresentará eventos e documentos importantes para a representatividade da Justiça Eleitoral do Estado. Na solenidade, ele ainda assinou a portaria que instituiu a Comissão de Notáveis, grupo responsável por coordenar a implantação do Museu da Justiça Eleitoral.
O desembargador Marcos Cavalcanti, presidente da Comissão, destacou que o grupo de trabalho já convidou arquitetos, museólogos e historiadores para estruturar o Museu, que contará com um grande acervo. “Nós vamos ter a satisfação de ter um prédio tradicional e histórico para reestruturar e reorganizar o Museu do Tribunal Regional Eleitoral. É uma grande conquista porque aqui nasceu a Justiça Eleitoral, então o Memorial está voltando para uma Casa que é realmente da Justiça Eleitoral, sendo também mais um equipamento cultural para a Capital da Paraíba, que está recebendo muitos turistas”, explicou.
A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; deputado estadual João Gonçalves; prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; além do secretário da Administração, Tibério Limeira, superintendente da Suplan, Simone Guimarães e procurador-geral do Estado, Fábio Brito.