Paraíba - O Ministério Público da Paraíba instaurou um inquérito civil para apurar uma possível prática de improbidade administrativa cometida pelo ex-prefeito de Nova Palmeira, Ailton Gomes Medeiros. A investigação foi aberta pela Promotoria de Justiça de Picuí e tem como base uma decisão da Justiça Eleitoral que reconheceu o uso indevido de um bem público para fins eleitorais.
De acordo com o MP, Ailton é suspeito de ter realizado propaganda política em um estádio municipal de futebol durante um evento esportivo, quando ainda ocupava o cargo de prefeito.
Em vídeo registrado no local, o então gestor se dirige ao público com discurso de conotação eleitoral, mencionando a continuidade de seu trabalho e prometendo aumento no valor de prêmios para futuras edições do campeonato, caso sua gestão fosse mantida.
A prática, segundo o Ministério Público, pode configurar violação ao artigo 73, parágrafo 7º, da Lei nº 9.504/97, que proíbe a utilização de bens públicos em benefício de campanhas eleitorais. A conduta também pode ferir princípios constitucionais da administração pública, como os da legalidade, impessoalidade e moralidade.
Paraíba Já