Destaques

Estudantes da rede estadual conquistam mais de 100 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA)

Estudantes da rede estadual conquistam mais de 100 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA)

Paraíba - Estudantes da Rede Pública Estadual da Paraíba conquistaram 104 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA). A competição, realizada no mês de junho em todo país pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), reuniu alunos de todos os anos dos ensinos fundamental e médio em todo território nacional e no exterior em escolas de língua portuguesa.

Foram 57 medalhas de ouro, 32 de prata e 15 de bronze. Afonso Alves Duarte, estudante do 9º ano, da EEEF Monsenhor João Milanes, localizada na cidade de Cajazeiras (9ª GRE) conquistou medalha de ouro. O jovem conta que a prova de astronomia envolveu questões sobre luminosidade e as leis de Kepler e na parte de astronáutica alguns cálculos e conhecimento sobre o assunto.

“Minha preparação foi baseada nos aulões. Eu sempre anotava os pontos que ainda não dominava, resolvia questões das edições anteriores e revisava bastante o que já tinha estudado. Mantive esse ritmo até o dia da prova”, conta o estudante.

OBA: Fomentando o Interesse pela Astronomia

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.