Premiação

Escola da Rede Municipal de São José de Piranhas é destaque nacional no Prêmio Jovem Brasileiro 2025, em São Paulo

Foto: reprodução
Foto: reprodução

EMEIF Ernane Aires Sátyro, localizada no sítio Contendas, zona rural de São José de Piranhas, brilhou na noite desta terça-feira, 23 de setembro, ao participar da cerimônia do Prêmio Jovem Brasileiro (PJB) 2025, realizada na Audio Club, em São Paulo (SP). O evento, considerado o maior reconhecimento às iniciativas que impactam a juventude no país, coroou a educação piranhense com premiações importantes que reforçam a valorização da cultura regional e o compromisso com a formação cidadã.

A escola foi triplamente premiada pelo projeto “São João Literário 2025”, sendo reconhecida nas categorias Educação InfantilMelhor Quadrilha e Conjunto da Obra da Escola Rural — conquistas que a colocam como Escola Destaque em Cultura Nacional. O projeto, desenvolvido em junho, integrou arte, leitura, produção textual e sustentabilidade, promovendo um verdadeiro festival cultural que valorizou as tradições juninas e fortaleceu a identidade nordestina entre as crianças.

Outro momento marcante da noite foi a homenagem à professora Simone Carvalho, agraciada com a Medalha de Honra de Educadora Destaque do Ano, entregue por Luis Eduardo Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário (IBS). Representando a escola e todo o município, as professoras Ana Alice e Simone Carvalho também receberam o Prêmio Jovem Educador, reconhecimento ao esforço coletivo de professores, gestão e coordenação pedagógica.

Além dessa premiação, o município ganhou um acervo com 1000 livros, que serão entregues pelo Instituto Brasil Solidário.

Com essa conquista histórica, o Município de São José de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Educação, reafirma seu compromisso com uma educação transformadora, pautada na valorização das raízes culturais, no incentivo à leitura e na formação integral dos estudantes. O resultado dessa conquista é fruto do trabalho dedicado de toda a equipe escolar e motivo de orgulho para toda a comunidade de São José de Piranhas.

Radar Sertanejo