Educação

Escola Celina leva o nome de Cuité ao cenário nacional por meio do projeto Mentes Inspiradoras

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Cuité - A Escola Celina de Lima Montenegro, de Cuité, no Curimataú paraibano, foi contemplada pelo programa Mentes Inspiradoras, do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica (SEB). O projeto selecionado foi o “Fazendo arte reutilizando materiais descartáveis como matéria-prima na confecção de brinquedos e jogos”, idealizado pela professora Damiana Emília. O objetivo principal é transformar o processo de aprendizagem por meio de práticas sustentáveis e criativas.

O programa Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral tem como objetivo promover o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, valorizando a atuação ativa das crianças em atividades significativas e inovadoras, sempre com o suporte e a mediação dos professores. “Essa conquista representa um marco não apenas para a Escola Celina, mas também para toda a educação pública do município de Cuité”, afirma Aline Nieble, Secretária de Educação de Cuité.

Ao todo, foram selecionados projetos de 25 estados, dentre eles 709 municípios foram contemplados. À nível estadual/distrital, Cuité foi a única cidade paraibana selecionada.

A escola, que foi pioneira no modelo de ensino em tempo integral entre as unidades da rede municipal, vem se consolidando como referência em educação de qualidade em nível nacional. O reconhecimento no programa reforça a relevância do trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica e evidencia o compromisso da instituição com práticas que respondem diretamente às demandas reais da comunidade escolar, promovendo inclusão, criatividade, sustentabilidade e aprendizagem significativa.

“Ver o interesse e o envolvimento dos alunos em cada etapa do projeto foi o mais gratificante. Eles não apenas aprenderam, mas se divertiram, criaram, experimentaram. Esse tipo de vivência mostra que a escola pode ser um espaço de encantamento, onde o aprender acontece de forma natural e prazerosa”, ressalta Damiana Emília, professora responsável pelo projeto.

Para mais informações sobre o Programa e o resultado da seleção, clique aqui.

ASSESSORIA