
São José de Piranhas - O juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim, da Comarca de São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, proferiu, na semana passada, uma palestra para estudantes da rede municipal de ensino, abordando os riscos do uso de drogas na adolescência e suas consequências futuras.
O magistrado destacou a importância do convite para contribuir com a formação dos jovens.
“Foi com grande alegria que recebi o convite para participar da educação dos jovens do município, ministrando um momento de reflexão sobre o prejuízo das drogas em suas vidas”, afirmou.
Durante a palestra, Ricardo Amorim promoveu uma roda de diálogo sobre os sonhos e planos dos adolescentes, incentivando-os a compartilhar suas perspectivas. Segundo ele, as respostas surpreenderam pela carga de esperança e entusiasmo.
“Muitos queriam ser médicos, jogadores de futebol ou seguir outras profissões. Outros, no entanto, destacaram o desejo de formar uma família harmoniosa e feliz”, observou.
Além da reflexão, o magistrado apresentou informações científicas sobre os efeitos psíquicos e físicos do consumo de drogas e destacou, com exemplos de notícias, os impactos sociais da dependência química, como o aumento da violência, dos acidentes e da criminalidade.
Ricardo Amorim ressaltou ainda a participação ativa e receptiva dos estudantes.
“Espero que as meditações propostas gerem frutos concretos na vida desses adolescentes e fico feliz que a experiência como juiz possa contribuir de alguma forma na história de cada um deles”, concluiu.