
João Pessoa e Paraíba - O dia nacional do turismo, instituído durante mandato da Presidenta Dilma, em 2012, visa, acima de tudo, conscientizar a população da importância do setor para o país. A partir disso, o Polêmica Paraíba, nesta quinta-feira(08), realiza um comparativo entre as cidades de João Pessoa e Natal. Ao longo desta matéria, ocorrerá uma investigação de ambos os casos, revelando como cada um vem investindo na área.
Comparativo entre João Pessoa e Natal
Em um retrospecto recente, a capital paraibana tem ganhado destaque ao se tornar um destino turístico em ascensão na região Nordeste. Dessa forma, supera também, a cidade de Natal, que vem perdendo para João Pessoa em quesito de crescimento e visibilidade nacional.
Apesar de ambas as regiões contarem com praias exuberantes e riqueza cultural, alguns fatores específicos contribuem para a rápida evolução de João Pessoa. Dentre eles, pode-se citar:
- Crescimento Populacional
Enquanto que a cidade paraibana somou um aumento de mais de 110 mil habitantes desde 2010, a capital potiguar se apresentou diferente. Afinal, seu crescimento populacional foi mais modesto se comparado a João Pessoa, havendo, inclusive, uma redução de acordo com o último censo demográfico.
- Infraestrutura Turística
Nesse quesito, João Pessoa registrou um número elevado no investimento de hotéis de luxo, beach clubs, além da revitalização da orla. Esses pontos foram cruciais para chamar a atenção dos turistas e visitantes.
Por outro lado, Natal, que conta com uma estrutura mais consolidada, seu ritmo de expansão e valorização é menos nos últimos anos.
- Taxa de Ocupação Hoteleira
A capital paraibana, durante a alta temporada e períodos longos de férias, marcou uma frequência próxima dos 100% em sua rede de hotéis. O fato comprova a grande procura de pessoas de outros estados.
Já a capital potiguar, não apresenta grandes picos recentes, restando um nível estável de ocupação.
- Valorização Imobiliária
João Pessoa vem demonstrando uma crescente valorização imobiliária. Isso pode estar relacionado haver muitos turistas adquirindo casas no estado, atraindo também, o olhar de investidores internacionais.
Em suma, a capital paraibana soube, por meio de investimentos do Governo Estadual, se adaptar melhor à mudança de comportamento do turistas. Por consequência, investiu em peso na infraestrutura e no marketing, superando assim, a cidade de Natal, que vem perdendo prestígio no cenário turístico nordestino.