Paraíba - Instituído pelo Papa Pio IX, em 1929, o dia 4 de agosto marca o dia do padre. Segundo o próprio pontífice da época, a celebração ocorre para incentivar a oração pelos clérigos. Já na Paraíba, muitos sacerdotes se destacaram pela sua atuação no estado, seja na questão social, ou em anunciar o evangelho na região. Conheça a história destes cinco homens que dedicaram suas vidas à profissão da fé católica.
Padres com atuação na Paraíba
Padre Zé
Popularmente chamado de Padre Zé, o sacerdote José Coutinho se tornou um dos maiores ícones da solidariedade com os menores favorecidos na Paraíba. Acima de tudo, foi o idealizador da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD).
Além disso, inspirou a construção do Instituto com seu nome, o Padre Zé, que trabalha com escola, hospital e abrigo para os que mais precisam. Em suma, o paraibano é hoje, uma figura histórica de caridade para todo o estado.
Padre Sandro Santos
Fundador da Comunidade Consolação Misericordiosa, o Padre Sandro Santos tem sido, desde antes de sua ordenação, atuante no campo da fé. Conhecido por seu trabalho missionário, seu apostolado chama a atenção entre os mais jovens e nas periferias, que costumam frequentar o local.
Sua principal característica enquanto sacerdote são as pregações voltadas para a cura interior, misericórdia de Deus e acolhimento aos marginalizados.
Padre Nilson Nunes
Por outro lado, Padre Nilson, famoso por suas aparições na TV por meio do programa “Direção Espiritual”, também é pároco no Santuário Mãe Rainha, em João Pessoa.
Além disso, organiza eventos de evangelização através das missas televisionadas, sendo referência no movimento católico carismático atual.
Padre Ibiapina
Apesar de nascer no Ceará, Brás Ibiapina passou boa parte de sua vida na Paraíba, no século XIX. Ficou conhecido principalmente pelo caráter missionário e reformador social, fundando casas de caridade e sendo atuante na justiça social.
Assim, sua história se perpetua, considerado precursor da ação social da igreja no Nordeste, em especial no sertão paraibano. Seu túmulo se encontra na cidade de Solânea, local famoso onde romeiros passam para pagar promessas.
Dom Helder Câmara
Fundador e idealizador da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), Dom Helder Câmara nasceu em Fortaleza. Foi arcebispo de Olinda e Recife, sendo um dos ícones progressistas mais conhecidos da América Latina.
Mesmo que tenha sido arcebispo apenas de Olinda e Recife, o Sacerdote influenciou diversos padres e movimentos sociais paraibanos por meio de seus discursos. Importante ressaltar, muitos clérigos da vertente da Teologia da Libertação na Paraíba se inspiraram nas declarações públicas de Câmara.