Paraíba - Instituída em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria do Café, a data comemorativa do Dia Nacional do Café representa o início da colheita dos grãos em grande parte do país. O Brasil, reconhecido como o maior produtor da bebida em todo o mundo, não está entre os maiores consumidores, perdendo o posto para Finlândia, Suécia e Bélgica.
Dessa forma, o dia 24 de maio, serve também, para despertar o interesse por parte da população em adicionar o café em seu cotidiano.
Principais marcas paraibanas de café
Em expansão no estado da paraíba, o mercado que envolve as marcas paraibanas de café tem alcançado públicos cada vez mais diversos. Acima de tudo, empresas já renomadas, como é o caso da São Braz, vem se adaptando às técnicas modernas de sua fabricação
Por outro lado, existem iniciativas originais que tentam se estabelecer nesse ramo, a exemplo da UFPB, que recentemente, iniciou sua produção própria dos grãos de café.
- São Braz
Com foco no setor alimentício paraibano, a São Braz, conhecida também pela sua forte influência na indústria cafeeira, rapidamente se consolidou como referência regional. Assim, apesar de grande variação de feedbacks entre seus clientes, a empresa ainda se mantém entre as principais em todo o Nordeste.
- Café Pai Vovô
Com sede na cidade de Sousa, o Café Pai Vovô conta com grãos selecionados que vêm de Minas Gerais e do Espírito Santo. Chegando na Paraíba, eles são torrados e moídos que assim, estejam no padrão de qualidade para irem aos supermercados.
- Bricktop’s Café
Administrada pelo empresário Leo Bricktop, a Bricktop’s Café é uma marca paraibana que possui torrefação própria, além duas cafeterias licenciadas em João Pessoa e Sapé. De acordo com o dono, o objetivo é expandir as unidades franqueadas para outras cidades.
Por outro lado, Bricktop’s já distribui seus produtos para padarias, cafeterias e empórios espalhados pelos estados do Nordeste.
- Grãos da Parahyba
Diferentemente dos exemplos anteriores, a “Grãos da Parahyba” é a marca própria de café idealizada pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura da UFPB. Acima de tudo, a iniciativa tem como objetivo principal uma produção de alta qualidade do café na Paraíba, servindo de incentivo para que os produtores rurais também cultivem o grão no Brejo Paraibano.