Nessa terça-feira

Deputado federal Wilson Santiago cobra celeridade na execução do Ramal do Piancó

Deputado federal Wilson Santiago cobra celeridade na execução do Ramal do Piancó

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (26), para cobrar do Governo Federal maior celeridade na execução do Ramal do Piancó, com a devida priorização da obra e liberação dos recursos necessários para que ela saia do papel.

De acordo com o parlamentar, o Ramal do Piancó integra o Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco e é essencial para garantir segurança hídrica ao Vale do Piancó e a dezenas de municípios da Paraíba. A previsão é de que cerca de 200 mil pessoas sejam beneficiadas com a chegada das águas.

“É compromisso do nosso mandato o desenvolvimento dos municípios do Vale do Piancó e de toda a Paraíba. O Ramal do Piancó é uma luta histórica por justiça hídrica no Semiárido, capaz de transformar a realidade de milhares de famílias que ainda sofrem com os efeitos da seca. Vamos seguir cobrando celeridade e priorização do Governo Federal para que essa obra seja executada e mude a vida da população”, afirmou o deputado.

Benefícios e impacto do projeto

O projeto prevê a captação de água no Eixo Norte da Transposição, em Mauriti (CE), seguindo até a barragem de Condado, em Conceição, e, em seguida, percorrendo o Rio Piancó até a barragem de Coremas, no Vale do Piancó, perenizando todo o rio. Além do abastecimento humano, a obra possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar, o aumento da produção agrícola e a geração de empregos e renda.

Em seu discurso, Santiago também destacou os avanços que a obra trará não apenas para o abastecimento humano, mas também para a agricultura, a pecuária e o desenvolvimento econômico da região.

“Vamos cobrar do Governo Federal, porque a contratação desse projeto reacende a esperança dos moradores daquela região. Sua concretização é muito importante para dezenas de municípios paraibanos e representa um passo decisivo para mudar a realidade do Vale do Piancó”, concluiu o deputado.